O azeite de oliva é um ingrediente que definitivamente traz consigo uma lista interminável de benefícios à saúde. Desde um melhor funcionamento do cérebro, dos ossos e dos nervos, ele é útil e absolutamente saboroso. Além disso, é incrivelmente versátil, dando a você muitas oportunidades para usá-lo em sua culinária, panificação e até mesmo grelhados (e, é claro, para molhar seu pão fresco favorito nele!).
Leia mais:
+ 5 alimentos ricos em gordura aprovados por nutricionistas
+ Cozinhar com azeite extravirgem ajuda a preservar os nutrientes dos alimentos
+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate
Pesquisas confirmam os muitos benefícios de desfrutar do azeite de oliva. Um dos maiores benefícios deste óleo multiuso? Ele é ótimo para o coração. E cientistas estão descobrindo que o azeite de oliva pode ser ainda mais benéfico para a saúde do seu coração do que se pensava anteriormente. Depois de ler isso, você vai querer começar a alcançar seu azeite de oliva extra virgem toda vez que entrar na cozinha.
Usar mais azeite pode ter um grande impacto no seu coração
Embora incorporar azeite de oliva em sua dieta diária seja um hábito saudável por si só, uma nova pesquisa sugere que o impacto pode ser ainda mais benéfico se você usar a opção extra virgem no lugar de outras alternativas.
De acordo com um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology , comer mais de 7 gramas de azeite diariamente pode ajudar a reduzir o risco de mortalidade em conexão com doenças cardiovasculares. Mas isso não é tudo: este óleo bom para você também pode ajudar a diminuir o risco de mortalidade associado ao câncer, doenças neurodegenerativas e doenças respiratórias.
Os pesquisadores examinaram dados de 60.582 mulheres e 31.801 homens a partir de 1990. Ao longo de 28 anos, eles realizaram acompanhamentos que avaliaram o consumo de alimentos, gorduras e óleos específicos dos participantes. Os pesquisadores calcularam a ingestão de azeite de cada indivíduo somando três itens principais: azeite de oliva em molhos para salada, azeite de oliva adicionado aos alimentos ou no pão e azeite de oliva usado para assar e cozinhar. Eles então compararam isso com o consumo de óleos vegetais, margarina, manteiga, laticínios e outras fontes de gorduras.
No geral, as descobertas dos pesquisadores mostraram que a maioria dos participantes aumentou sua ingestão de azeite de cerca de 1,6 gramas por dia em 1990 para cerca de 4 gramas por dia em 2010. E os dados também demonstraram que aqueles que consumiam mais azeite tinham um risco 19% menor de mortalidade cardiovascular em comparação com aqueles que raramente ou nunca consumiram azeite. Os entusiastas do azeite também viram um risco 17% menor de mortalidade por câncer, um risco 18% menor de mortalidade respiratória e um risco impressionante de 29% menor de mortalidade por condições neurodegenerativas.
Substituir outros ingredientes por azeite também pode fazer uma diferença positiva
Enquanto os pesquisadores do estudo examinaram o consumo geral de azeite, eles também analisaram os benefícios potenciais decorrentes da substituição de certos alimentos por azeite.
E acontece que, além de simplesmente colher os benefícios de aumentar sua ingestão diária de azeite, você também pode ver um efeito positivo ao substituir outros alimentos em sua dieta por esse óleo bom para você. Especificamente, o uso de azeite no lugar de margarina, manteiga, maionese e gorduras lácteas também foi associado a um menor risco de mortalidade.
Os pesquisadores descobriram que a substituição de 10 gramas de outras gorduras por azeite estava associada a um risco 8 a 34% menor de mortalidade por causa específica. A troca de manteiga, margarina, maionese e gordura láctea por um pouco mais de azeite ajudou a introduzir benefícios para a saúde do coração e outras melhorias gerais na mortalidade.
Também é uma troca fácil de fazer. Substituir apenas algumas porções de manteiga ou maionese por azeite de oliva pode ajudar a aumentar sua ingestão geral de azeite extra virgem e fazer mudanças positivas para sua saúde em geral. Além disso, não se esqueça de que os pesquisadores observaram conexões entre aumentar o consumo de azeite de oliva e outros hábitos saudáveis, como o aumento no consumo de frutas e legumes. Substituir o azeite de oliva pode potencialmente ajudá-lo a desenvolver outros hábitos saudáveis para o coração ao mesmo tempo.
Como incorporar mais azeite em sua dieta
Embora os pesquisadores do estudo reconheçam que são necessários estudos mais aprofundados para avaliar os principais detalhes da relação potencial entre a saúde do coração e o azeite, buscar esse ingrediente com mais frequência pode levar a benefícios a longo prazo.
E se você espera melhorar a saúde do coração e diminuir o risco de mortalidade em relação a doenças cardiovasculares ou outras doenças, o azeite é um ótimo lugar para começar. Torne este óleo versátil um item básico em sua cozinha, se ainda não o for. Você pode usá-lo para refogar proteínas e vegetais, misturar vegetais antes de assá-los ou grelhar ou escaldar frutos do mar. Azeites infundidos são um ótimo complemento para aperitivos e tábuas de charcutaria, dando a você um molho saudável (e super simples!)