Por que a dor lombar é tão comum?

Por Bianca Vilela*

dor lombar
Foto: Shutterstock.

Quando estou ministrando palestras sobre ergonomia, ou aplicando uma blitz postural em empresas, a dor lombar sempre aparece na conversa e rapidamente vejo as pessoas se retorcendo para melhorar a postura.

Mas, afinal, por que sofremos tanto com isso? A resposta é fácil… Porque passamos boa parte do dia sentados e em posturas totalmente inadequadas.

Veja também
+ Como desafios na natureza nos ajudam a desenvolver soft skills
+ 11 dicas para uma boa noite de sono
+ Rio Climbing Medicine reúne experts da saúde na escalada

Vamos imaginar que na coluna temos 33 vértebras posicionadas uma sobre as outras, por isso quando eu me mantenho em má postura ao longo do dia, todas elas ficam desalinhadas, causando um grande desequilíbrio.

Além disso, o meio do corpo (onde está posicionado o umbigo e a região lombar) é o centro de gravidade, ou seja, local de maior pressão e gravidade. Devido a esses cenários fica fácil entender o porquê de tanta dor nessa região.

Aqui vão cinco dicas para te ajudar a se livrar de dores desnecessárias:

1. Faça duas pausas pela manhã e duas à tarde;
2. Ao sentar, deixe a coluna ereta, afinal criar uma boa consciência corporal é o primeiro passo para as mudanças;
3. Perceba os ombros caídos e sempre rotacione os ombros para trás para melhorar a postura e o alinhamento das vértebras;
4. Não se sente projetando o quadril para frente. Deixe as costas bem apoiadas no apoio da cadeira para que os ossinhos do bumbum (os ísquios) fiquem projetos para baixo.
5. Passamos muito tempo olhando para baixo, quando estamos no celular ou computador, por isso, ao longo do dia, faça pausas para olhar para cima. Puxe o ar, olhe para o teto e volte lentamente soltando o ar.

E lembre-se! Não devemos nos acostumar com as dores, certamente não nascemos para isso. Com a saúde, na maior parte das vezes funciona assim: o plantio é opcional, mas a colheita é certa! Escolha a melhor opção e tenha uma vida mais leve e produtiva.

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo