Podcasts estão em alta como ferramenta de comunicação corporativa

Por Bianca Vilela*

Foto: Shutterstock.

Já pensou em criar um podcast para se comunicar com os colaboradores da sua empresa? Talvez você já tenha percebido que os podcasts caíram no gosto dos brasileiros. Eu tenho produzido muitos conteúdos neste formato para empresas e os resultados têm sido muito bons!

Desde que aplicativos de streaming de áudio passaram a vir instalados de fábrica em boa parte dos aparelhos celulares, a barreira do acesso caiu (até então, era preciso baixar arquivos no computador e transferi-los para o smartphone) e um mundo de possibilidades se abriu no que diz respeito a conteúdos em áudio.

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No Brasil, de acordo com pesquisa do site Statista, especializado em dados de mercado, mais de 40% das pessoas conectadas à internet consomem conteúdos em formato de podcast, índice que está entre os maiores do mundo.

Segundo números divulgados pela Deezer, plataforma de streaming de áudio, o consumo de podcasts registrou um aumento de 24% no ano passado, e a projeção até o final de 2022 é crescer ainda mais.

Em um cenário tão positivo, os podcasts se tornaram ferramentas de comunicação também nas empresas, capazes de impulsionar a integração entre as equipes elevar conhecimento sobre praticamente qualquer assunto que seja importante para o negócio, assim disseminando valores e fortalecendo a cultura da organização.

Em tempos de superexposição às telas (computador, celular, tablet, televisão), obter informação em voz é uma maneira de dar um descanso aos olhos enquanto o cérebro absorve a informação. A voz é, também, um meio poderoso para gerar ressonância emocional – por isso o rádio nunca deixa de ter seu público fiel – e permite alto índice de retenção do conteúdo transmitido.

Mais razões explicam o sucesso dos podcasts e por que esse formato de mídia pode levar a comunicação com os colaboradores da sua empresa a outro nível:

– São fáceis de consumir em qualquer hora e lugar – no transporte, enquanto realiza tarefas de casa e durante a atividade física, por exemplo, o que ajuda a otimizar o tempo;

– Oferecem a possibilidade de tratar tanto assuntos de interesse geral quanto segmentados nos mais diferentes formatos: bate-papo, entrevista com especialista, pílulas informativas, análises e aulas de vários temas;

– Podcasts são uma ótima alternativa para alcançar equipes remotas, inclusive trabalhando em cidades e até em países diferentes. Profissionais que passam bastante tempo em trânsito podem se beneficiar muito de conteúdos sob demanda;

– O custo de produção é relativamente baixo, principalmente em comparação com conteúdos em vídeo. Isso faz com que os programas possam ser criados internamente pela equipe de comunicação da companhia ou terceirizados para especialistas nesse tipo de produção.

E você, consome podcast? Ou prefere formas mais tradicionais de conteúdos? Espero seu retorno nas minha redes sociais.

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial







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