Multirão recolheu 30 toneladas de plástico

Uma praia de Santo Domingo, na República Dominicana, foi tomada por lixo após uma tempestade tropical pela pela costa do país na semana passada. As imagens da “onda de plástico” foram divulgadas pela ONG Parley Oceans. Veja:

A ONG, que se dedica à conservação dos oceanos, fez um multirão no final de semana junto com membros da marinha, das forças armadas e funcionários públicos e recolheu 30 toneladas de plástico em apenas três dias. No total, cerca de 500 pessoas participaram da operação.

“No passado enviávamos postais de praias mágicas e palmeiras. Agora, são ondas de resíduos plásticos. A menos que façamos alguma coisa agora, a geração futura não irá acreditar que os cenários dos postais alguma vez tenham existido. Estamos a pedir uma Revolução Material – o plástico tem de desaparecer”, defende Cyrill Gutsch, fundador da Parley Oceans.

A organização está a transformar o plástico recolhido em produtos de consumo, uma forma de alertar para a poluição nos oceanos e para a necessidade de eliminar o desperdício de plástico.