Hábitos e itens diários que prejudicam o meio ambiente

Alguns itens já foram banidos em várias partes do mundo

Alguns itens já foram banidos em várias partes do mundo

O compormisso com o meio ambiente começa nas pequenas açõs. E, infelizmente, alguns hábitos diários são grandes ameaças ao planeta Terra. Esses 6 itens, muito comuns no dia a dia, precisam ser substituídos urgentemente da sua rotina.

Sabonete líquido

O sabonete liquído e os sabonetes antibacterianos são produtos químicos extremamente resilientes e podem sobrevievr ao tratamento de água, permitindo que ele alcance o oceano e destrua as bactérias que formam a basa da cadeia alimentar.

Além disso, muitas marcas de sabonetes para as mãos utilizam triclosan, composto que está ligado a sérios problemas de saúde e causa de cancês em camundongos.

Lâmina de barbear

A lâmina de barbear é o famoso barato que sai caro para o meio ambiente. Para produzir um, há um alto uso de água e produção intensiva de carbono de aço e plástico. Estima-se que só nos EUA, 2 bilhões de lâminas de barbear são descartados a cada ano. Uma sugestão de troca do produto são os barbeadores elétricos.

Cápsulas de café

As máquinas de café se popularizaram, e hoje está mais acessível tomar um café de qualidade gourmet em casa. No entanto, as cápsula de plásticos e alumínio que protegem o café são difíceis de reciclar e bilhões acabam em aterros a cada ano.

O ex-CEO da Nespresso, Jean-Paul Gaillard, afirmou a ABC Australiana que eles estão contribuindo para um desastre ambiental, embora a empresa alega estar lidando com questões de reciclagem e sustentabilidade.

A cidade de Hamburgo proibiu em 2016 o uso de cápsulas de café em prédios públicos.

Sacos plásticos

Sabe qual é o fim das sacola plasticas? Segundo algumas estimativas, 1 trilhão de sacola plásticas não biodegradáveis são descartadas a cada ano, decompondo-se em rios, oceanos, entupindo os aterros sanitários e liberando produtos químicos tóxicos quando queimados.

A cobrança de supermercados para o uso delas é uma das iniciativas para diminuir o impacto.

Pasta de dente

Muitas marcas de pasta de dente contêm microesferas de plástico, um dos principais contribuintes para os 8 milhões de toneladas de plástico que entram no oceano a cada ano. As microesferas não são biodegradáveis ​​e são muito pequenas para serem apanhadas em atividade de limpeza, e atraem produtos químicos tóxicos enquanto viajam.

As microesferas de plástico também são encontradas em vários gel de banho e produtos de creme. Os EUA já proíbio os microbeads. Canadá e Reino Unido, e países da Europa estão procurando seguir o exemplo.

Pauzinhos descartáveis (Hashi)

De acordo com o Greenpeace, pauzinhos descartáveis, os hashis, ​​estão destruindos as florestas asiáticas. Quase 4 milhões de árvores são sacrificadas para produzir 57 bilhões de pares de pauzinhos descartáveis ​​por ano, tratados com produtos químicos que podem causar distúrbios respiratórios.

Há também denúncias dos direitos humanos a respeito da produção em locais de trabalho semelhantes a escravidão, segundo a Anistia Internacional.