Pilotos da Lufthansa anunciam nova greve

Lufthansa cancela 800 voos na Alemanha após sindicato de pilotos anunciar greve
Os funcionários da Lufthansa reivindicam aumento salarial (Crédito: Lufthansa/Divulgação)

Os pilotos da Lufthansa decidiram na última segunda-feira (05/09) realizar uma nova greve por melhores salários, dias após as paralisações que resultaram no cancelamento de mais de 800 voos, afetando em torno de 130 mil passageiros. As informações são da IstoÉ.

Leia mais:

+ Lufthansa cancela 800 voos na Alemanha após sindicato de pilotos anunciar greve

+ Esse antigo avião virou ‘barraca de luxo’ em acampamento na Itália

+ Seis truques para viajar melhor

O sindicato alemão dos pilotos Vereinigung Cockpit (VC) anunciou uma paralisação de dois dias de duração com início marcado para esta quarta-feira, quando entrarão em greve os pilotos da Lufthansa Cargo. Na quinta-feira será a vez dos pilotos dos voos de passageiros.

Segundo a própria Lufthansa, os prejuízos da greve da última sexta-feira foram de 32 milhões de euros.

Uma nova rodada de negociações com os representantes dos pilotos deverá ocorrer nesta terça-feira. “A greve somente poderá ser evitada se houver uma proposta séria por parte da empresa”, afirmou o porta-voz da VC, Matthias Baier. As subsidiárias da Lufthansa, como a Eurowings, Swiss, Brussels e Austrian, não serão afetadas.

A VC mudou somente um detalhe de sua proposta perante o Tribunal Trabalhista de Munique, que avalia as demandas do sindicato.

Após os juízes apresentarem questionamentos legais ao proposto ajuste automático para a inflação a partir do ano que vem, foi introduzida uma proposta de uma tarifa básica de ajuste inflacionário, no valor de 8,2%.

O VC exige ainda para este ano um aumento de 5,5% nos salários, além de uma nova planilha salarial e mais dinheiro a ser pago nos dias de licença médica, férias e treinamento, além de melhores condições para os pilotos em início de contrato.

A Lufthansa alega que as exigências do sindicato aumentariam suas despesas em 40% – em torno de 900 milhões de euros (4,6 bilhões de reais) – nos próximos dois anos.

A companhia ofereceu um aumento de 900 euros no salário mensal em duas etapas, durante um período de 18 meses. Isso, segundo a empresa, resultaria em um aumento de 18% para os pilotos recém-contratados e de 5% para os que estão há mais tempo.

Em julho, a Lufthansa chegou a um acordo salarial com os aeroviários – os funcionários em terra – para impedir novas greves, após uma paralisação que levou ao cancelamento de mais de mil voos.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo