Pesquisa inédita revela hábitos de skatistas no Brasil

Pesquisa inédita revela hábitos de skatistas no Brasil
Gabriel Fortunato. Foto: Thomas Bauman

Em parceria com pesquisadores formados pela USP, TheOne Management lança Skate Brasil Report 2023 para desvendar comportamentos relacionados ao público deste esporte

Avaliado em mais de 2 bilhões de dólares em 2022 pela Brand Essence, o mercado de skateboard apresenta uma linha de crescimento sustentável mundo afora. No Brasil, as conquistas de Rayssa Leal, Pedro Barros, Leticia Bufoni e Kelvin Hoefler, desde Mundiais até os Jogos Olímpicos, impulsionou o aumento da procura por itens, personalidades, eventos e pela prática. Mas, como esse público interage com a modalidade? Quais são os hábitos, marcas preferidas, relação com categorias não-endêmicas e plataformas de comunicação mais utilizadas?

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De modo inédito e em parceria com especialistas de pesquisa formadas pela USP, a Skate Brasil Report 2023, elaborada pela TheOne Management, apresenta os principais dados acerca deste mercado. Idealizado em setembro de 2022, o conteúdo foi gerado a partir de uma pesquisa exploratória e, na sequência, uma pesquisa descritiva transversal única por meio de coleta de dados por uma plataforma independente, realizada em abril, com mais de 600 pessoas qualificadas após os filtros. Arthur Souza, diretor comercial da startup, é o curador do projeto.

Pesquisa inédita revela hábitos de skatistas no Brasil
Sócios fundadores. Foto: Divulgação

No geral, a análise é composta por pessoas com Ensino Superior Completo (62,8%), pertencente às classes B (46%) e C (32,1%), com equiparação de gênero e fazem bastante associação do skate com Nike, Vans, adidas, Red Bull e Coca-Cola. Desigualdade Social, Educação e Combate ao Racismo são as causas sociais que mais os sensibilizam. Via análise de clusters, tem-se no Brasil três grandes grupos: Skatistas, Entusiastas e o público em geral.

Skatistas

Em suma, os skatistas são as pessoas que têm o esporte e o skate como estilo de vida, sendo reconhecidos pela comunidade. Desigualdade social (25,8%) e Educação (23,3%) são as causas sociais que mais os sensibilizam. No ambiente digital, Instagram é a plataforma preferida por eles, com 90,2% de penetração. Na sequência, surgem Youtube (71,4%), Facebook (70,4%) e TikTok (65,9%).

Fato recorrente em todos os clusters, Rayssa Leal é a skatista mais lembrada no Brasil. Dos fãs, 65,5% dizem acompanhar os passos da Fadinha, seja por meio das redes sociais ou pela imprensa. Outra mulher surge na segunda colocação: Leticia Bufoni, com 47,4%. Praticamente empatados pela margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou menos, surge Gabriel Fortunato, detentor de 45,3%. E esse trio indica um comportamento deste cluster: o skate street, por conta do lifestyle de andar pela rua, é o preferido do público e as competições são mais secundárias a eles, pois, por exemplo, Fortunato procura a concepção de video-party do que os torneios.

Um segmento não endêmico com alta penetração de um player tido como favorito e mais utilizado é o de Banco Digitais, sob a égide do Nubank (mais de 50% deles dizem que gostam da plataforma). Em aparelhos eletrônicos, a Apple é a favorita (32,4% de share), mas Samsung é a mais consumida (30,3%). No que diz respeito às montadoras, Honda é a favorita (18,5%), mas a Chevrolet é a mais utilizada (16,7%). Por fim, suplementos alimentares é uma categoria que quanto mais se consome, mais o público tende a ser leal à marca.

Entusiastas

O skate é um estilo de vida, mas essa pessoa não se vê como skatista, nem é visto assim pelos seus pares. Fala sobre skate, tem um carinho pela modalidade, conhece os ídolos e tem outros pontos em comum com os skatistas. Assim como o primeiro cluster, Desigualdade Social (30,5%) é a causa social que mais sensibiliza, entretanto, o segundo lugar é ocupado pelo Combate ao Racismo (22,4%).

A sequência de plataformas de mídia é a mesma, mas com índices bem menores: Instagram (76,2%), Youtube (66,8%), Facebook (47,5%) e TikTok (33,2%) são os preferidos. Nota-se que o Youtube tem uma queda irrisória em relação aos demais, ou seja, ambos têm uma probabilidade de uso bem parecida. Rayssa segue como líder (56,1%) entre os atletas, seguida pela Bufoni (34,5%). Mas, desta vez, Bob Burnquist assume a terceira posição (29,1%), destronando o Street e dando mais ênfase ao Vert. Neste cluster, já figura o índice de 5,8% dos que não acompanham nenhum skatista, algo não visto no primeiro segmento.

Analisando-se os segmentos não endêmicos, Nubank cresce em share tanto entre as favoritas (57%) e mais consumidas (55,6%) no que tange aos Bancos Digitais. Uma mudança relevante é que a Samsung se torna a marca de tecnologia favorita (30,5%) e mais consumida (32,7%), diferentemente dos Skatistas, que têm mais afeito à Apple. Por aqui, há uma troca de posições: Chevrolet se torna a preferida (17,9%), mas a Honda é a mais consumida (16,1%). Entre vitaminas e analgésicos, Dorflex reina com mais de 45% de share em ambos os casos.

Público em geral

Não há afirmativas específicas sobre skate, em relevância estatística, associadas a esta categoria. São pessoas que utilizam as redes sociais com frequência, acreditam que os esportes são um estilo de vida e, por vezes, acompanham alguma notícia ou evento esportivo. A eles, Educação é a causa social mais relevante (29,5%), seguida por Desigualdade Social (28,4%). 40% deles não acompanha nada sobre skate em nenhuma plataforma de mídia. Rayssa é conhecida por 46,3% deles, sendo mais de 30 pontos percentuais de diferença para os segundos colocados: Leticia Bufoni e Bob Burnquist, ambos com 13,7%. Vale lembrar que o índice da Fadinha é igual a quem não acompanha nenhum atleta.

Em relação às categorias não-endêmicas, Nubank perde potência, mesmo se mantendo na dianteira entre favoritismo e consumo (48,8% e 40%). Apple volta a ser a queridinha (36,8%), mas Samsung segue como a mais consumida (33,7%). 19% deste público não utiliza carro, não consome nenhum suplemento alimentar (46,3%), entretanto, tem em Dorflex o produto preferido e mais consumido (49,5%, em ambos) entre as vitaminas e analgésicos.