Óleo de coco no pré-treino: benefícios e como usar

Óleo de coco no pré-treino: benefícios e como usar | Go Outside
Foto: Shutterstock

Você já pensou em consumir óleo de coco no pré-treino? Se não, saiba que esta é uma ótima fonte de energia para ter um bom rendimento durante a prática de atividade física. Veja os benefícios e como consumir esse óleo antes dos exercícios:

+ Óleo de coco na vagina: veja os benefícios para a região íntima
+ 4 benefícios do óleo de coco para a saúde e a estética

De acordo com a nutricionista funcional esportiva Ana Paula G. Karam, por ser uma gordura de cadeia média, o óleo de coco não passa pelo fígado, o que faz com que ele seja rapidamente disponibilizado como energia após o consumo. “Trata-se de uma gordura muito semelhante à encontrada no leite materno. Por esse motivo, o produto é muito usado em cafés energéticos antes de treinos, por exemplo”, afirma.

No entanto, mesmo fornecendo combustível de maneira imediata ao corpo, a energia gerada pelo óleo de coco não é consumida rapidamente, como explica a especialista: “Ao contrário dos carboidratos, que geram um pico glicêmico e você precisa ingerir algo novamente após 30 minutos de exercício, o óleo de coco leva mais tempo para ser digerido e sustenta a prática por muito mais tempo”.

Já outros tipos de gordura, como a do azeite de oliva, que é de cadeia longa, não trazem essas vantagens. Por contar com uma estrutura molecular maior, seu período de metabolização acaba sendo diferente. “O azeite não é indicado antes de exercícios por demorar mais tempo para se transformar em energia. Já o óleo de coco fica disponível para o corpo entre 15 e 30 minutos após a ingestão. Ou seja, seus recursos vão diretamente para a sustentação da atividade física”, diz Ana Paula.

+ O que comer no pré-treino de manhã?

Como consumir óleo de coco no pré-treino?

Para se obter os benefícios na prática de atividade física, a nutricionista recomenda que o óleo de coco extravirgem seja consumido puro ou adicionado a um café ou chá cerca de 30 minutos antes de se começar uma atividade.

Inicialmente, a pessoa deve ingerir apenas 5g do composto, que é a quantidade mínima para obtermos os efeitos positivos. Depois, a porção pode ser elevada para até 10g, o equivalente a uma colher de sopa.

-Publicidade-