4 benefícios do óleo de coco para a saúde e a estética

4 benefícios do óleo de coco para a saúde e a estética
Imagem: Shutterstock

O óleo de coco virou um queridinho de todos nos últimos anos por ter benefícios para a estética e até para a saúde. Além de nutrir a pele e os cabelos, esse ingrediente também ajuda na regulação do sistema digestivo e intestinal.

+ 7 benefícios do óleo de rosa mosqueta para a sua pele
+ Afinal, leite de coco faz bem à saúde?
+ Uma lista de alimentos anti-estresse

“Devido ao seu alto teor de gorduras conhecida como ácidos graxos de cadeia média, o óleo extraído do fruto do coqueiro, se consumido com moderação, pode ajudar no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista Tatiana Amalfi.

“Além disso, os estudos mostram que o alimento é rico em ácido láurico, que pode contribuir para elevar o nível de HDL, o chamado colesterol bom”, acrescenta.

A nutricionista listou quatro benefícios comprovados do óleo de coco:

1) Dá vida aos fios

Chapinha, secador, babyliss e outros utensílios para os cabelos podem danificá-los e tirar sua vitalidade. O óleo de coco pode atuar perfeitamente nos fios danificados por tinturas, descoloração e outros procedimentos, como alisamento artificial.

Com o uso deste produto, o cabelo fica mais macio e com brilho, já que o óleo atua de dentro para fora.

2) Evita prisão de ventre

O óleo de coco é um grande amigo de quem tem o intestino preso e dificuldades de ir ao banheiro. Após ser ingerido, além de ajudar no bom funcionamento do intestino, o ingrediente atua na formação do bolo fecal, auxiliando na evacuação.

Com o intestino regulado, as dores de quem sofre com a produção de gases podem diminuir, auxiliando na melhora da prisão de ventre.

3) Aliado do pré-treino

O óleo de coco também pode ser utilizado como um pré treino importante. Um exemplo de como o ingrediente pode ser utilizado na dieta é o famoso “cafezinho com óleo de coco”.

“A junção da cafeína aliada ao óleo de coco rico em gorduras pode promover mais disposição para o treino, pois por se tratar de um TCM – triglicerídeo de cadeia média, pode ser utilizado mais rapidamente como fonte de energia. Para quem treina em jejum, por exemplo, pode ser uma ótima opção”, explica Tatiana.

4) Ingrediente da dieta Low Carb

A dieta Low Carb ganhou, nos últimos anos, muitos adeptos. Esta forma de se alimentar consiste na ingestão mínima de carboidratos por refeição, elevando, assim, o número de calorias boas no organismo.

“O óleo de coco é um ótimo ingrediente para ser integrado à dieta Low Carb, já que não possui carboidratos e é rico em gorduras. Com isso, ele pode ajudar a manter a saciedade e diminuir a vontade de petiscar entre as refeições”, completa a nutricionista.

-Publicidade-