Pedalar na chuva pode ser divertido (lembra daquela época em que você adorava passar nas poças d’água? Pois é, muita gente ainda é assim). Mas às vezes andar de bicicleta na chuva é um mal necessário (todos estamos sujeitos a pegar uma tempestade pelo caminho).
+ Dicas para você pedalar na chuva com segurança
+ Correr na chuva faz mal? Veja dicas para uma corrida segura
O importante é saber que, depois de pedalar na chuva, além de você se proteger, é preciso tomar um certo cuidado com sua bicicleta. Portanto, siga estas dicas a seguir para que você nem sua bike sofram com o clima úmido.
-
Limpe a bicicleta o mais rápido possível
Uma bicicleta cheia de lama significa ter mais trabalho depois, quando o barro estiver seco e grudado no quadro e nas partes “vitais”, como câmbios e freios. Mesmo que não seja a lavagem definitiva, isso vai facilitar, além de poupar as peças. É melhor usar uma mangueira de jardim, pois máquinas de alta pressão podem causar danos aos rolamentos e outras peças.
-
Troque de roupa imediatamente
Depois de pedalar na chuva, trocar sua bermuda ou bretelle por uma roupa seca e limpa é a melhor maneira de se manter longe de bactérias e evitar possíveis feridas.
-
Dê uma esguichada na roupa também
Sujeira é mais abrasiva quando seca. Portanto, nada melhor do que bater um tanque na sua bermuda e na jersey para evitar manchas nas roupas, mesmo que elas sejam lavadas depois.
-
Deixe as roupas de molho
Assim que esguichou as roupas, lave-as imediatamente com detergente líquido e as deixe de molho antes de colocar na máquina de lavar. Quando a lama seca, é aí que mancha a roupa, principalmente em cores claras.
-
Lave bem os equipamentos
Lavar suas roupas impermeáveis é uma garantia de que vai prolongar a vida útil desses equipamentos. Tome cuidado para não deixar sua jaqueta impermeável secando ao sol, pois isso pode ser prejudicial à membrana impermeável. Mas se sua capa não estiver tão suja, pule a máquina de lavar roupa, enxaguando-a apenas com uma mangueira.
-
Depois de pedalar na chuva, dê atenção à corrente
A corrente costuma levar uma surra durante um pedal na chuva. Por isso é recomendado passar uma escova nela, a fim de remover a sujeira e evitar que ela se transforme em ferrugem depois de seca. E antes do próximo pedal, lembre-se de lubrificá-la.
-
Vá aos detalhes
Sapatilhas também precisam ser lavadas. Depois disso, forre-as com jornal, que são excelentes para sugar a umidade. Veja se as almofadas de seu capacete estão limpas, e deixe-as secar – colocar um capacete feio, encharcado e fedorento para começar a pedalar é péssimo.
+ Prancha danificada no aeroporto? Confira o que fazer