O que é proteína de ervilha e por que está em tudo?

O que é proteína de ervilha e por que está em tudo?
Foto: Shutterstock

Sente que tem visto proteína de ervilha em todas as listas de ingredientes de produtos que verifica ultimamente? Você não está imaginando. A proteína à base de plantas tornou-se um componente-chave em muitos alimentos vegetais embalados. Pedimos a Dawn Jackson Blatner, criadora do boletim eletrônico semanal Nutrition WOW e autora de The Flexitarian Diet, que nos dissesse o que é proteína de ervilha e o que devemos saber sobre ela.

+ Vinagre de coco na cozinha: conheça os benefícios

+ 4 maneiras que o exercício pode beneficiar seu intestino

+ Sebastian Steudtner fica com o recorde mundial de maior onda surfada

Você está certo, a proteína de ervilha está em toda parte. Os fabricantes de alimentos estão usando-o em lanches, hambúrgueres, barras de substituição de refeições, massas e produtos de panificação. Você pode até comprar potes do material em pó em lojas de alimentos saudáveis e suplementos.

Embora a proteína de ervilha não seja um ingrediente novo (algumas empresas produzem isolados de proteína de ervilha desde 1997), especialistas de indústria previram que ela se tornará popular por três razões principais: é livre de organismos geneticamente modificados e cultivada de forma sustentável, é livre de glúten e fornece um perfil nutricional impressionante. As ervilhas são ricas em fibras, proteína, potássio e folato de vitamina B. Além disso, as ervilhas são particularmente ricas em lisina, um aminoácido essencial que seu corpo precisa para ossos, pele e humor saudáveis. Estudos preliminares também sugerem que a proteína da ervilha pode controlar os hormônios da fome melhor do que outros tipos de proteína. E com laticínios e soja na lista dos principais alérgenos, as ervilhas podem ser uma troca segura de proteínas com baixo teor de alérgenos.

Ao contrário do que você possa pensar, a proteína da ervilha não vem das ervilhas verdes que normalmente comemos. Em vez disso, geralmente é colhido de ervilhas amarelas secas. As ervilhas são colhidas, enxaguadas, moídas em farinha e adicionadas à água para isolar a proteína, que é então usada em pós e em pastas para fortificar alimentos e bebidas.

Mas você não precisa confiar em produtos fortificados ou em pó para fornecer os benefícios das ervilhas amarelas secas. As ervilhas secas são nutritivas em seu estado natural: 1/4 de xícara (cru) fornece 12 gramas de proteína (cerca de um quarto de sua necessidade diária) e 12 gramas de fibra (cerca de metade de sua necessidade diária). As ervilhas amarelas secas também são versáteis em sabor e textura, então você pode adicioná-las a muitos pratos, incluindo homus, sopa e salada, ou usá-las para fazer almôndegas vegetarianas.

-Publicidade-