Uma das grandes emoções de quem gosta de subir montanhas é justamente chegar ao cume. Depois de horas, dias ou semanas caminhando pela floresta com uma bagagem completa, é um alívio quando as árvores diminuem e você tem uma visão de 360° do ambiente. Mas para alguns, o medo de altura e a exposição – seja em um cume, escalada ou caminhada na borda do desfiladeiro – são razões para evitar certas trilhas.
Leia mais:
+ Por que você deve fazer trilhas em grupo
+ Mardi Himal: a montanha no Himalaia para quem quer fugir das lotações
+ 7 passos para começar a subir montanhas
Se você tem medo de altura, não está sozinho. Estudos mostram que cerca de 1 em cada 3 pessoas se sente desconfortável no alto, e 1 em cada 15 pessoas lida com acrofobia, a versão desse medo que acelera os batimentos cardíacos e induz o suor da palma . Até certo ponto, ficar nervoso nas alturas é saudável: evita que sejamos descuidados nas bordas de penhascos e cumes. Mas se isso está inibindo você de alcançar seus objetivos de montanha ou prejudicando o prazer da trilha, existem estratégias para lidar com isso.
A exposição gradual a um medo é uma das maneiras mais eficazes de superá-lo, segundo Thea Gallagher, professora assistente e diretora do ambulatório do Centro de Tratamento e Estudo da Ansiedade da Universidade da Pensilvânia. Os médicos do centro, incluindo Gallagher, se especializam no que é chamado de terapia de exposição, um tratamento comportamental que ajuda as pessoas a enfrentar seus medos em ambientes seguros, mas reais. Gallagher ajudou muitos pacientes a lidar com a ansiedade em relação às alturas e oferece as seguintes estratégias que você pode experimentar por conta própria.
Comece com uma trilha que tenha alguma exposição – talvez um ponto de vista ou uma pequena subida – mas que não seja assustadora durante toda a caminhada. Prepare-se com antecedência pesquisando relatórios de viagem e mapas para saber mais sobre o terreno, incluindo elevação e seções finas. Escolha uma rota que esteja dentro do seu nível de conforto atual. Deixe seus companheiros de caminhada saberem com o que você está lidando e o que você pode precisar – para que eles possam apoiá-lo melhor no caso de uma resposta ao medo. Se você se encontrar preso e em pânico, diz Gallagher, “tente não ceder a todo esse medo. Traga-se de volta aos pensamentos racionais.”