Este capacete é a mais nova polêmica do ciclismo profissional

Por Outside USA

Novo capacete de ciclismo da equipe Visma–Lease a Bike
Foto: Reprodução/Twitter/Visma–Lease a Bike

A Visma–Lease a Bike (antiga Jumbo Visma), equipe holandesa de ciclismo profissional de grande destaque no Tour de France, estreou o Giro Aerohead II esta semana – e o enorme capacete gerou uma grande polêmica na internet

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Que Deus abençoe o ciclismo profissional por produzir polêmicas bobas e hilárias.

Em 2023, tivemos a confusão envolvendo uma parada para urinar interrompida, bem como uma acusação de beber cerveja durante o Tour de France lançada aos ciclistas franceses. A mais recente polêmica envolve um capacete de ciclismo que Darth Vader poderia usar em uma discoteca espacial.

Na segunda-feira (4), a equipe de ciclismo holandesa Visma–Lease a Bike revelou um novo design radical de capacete na corrida Tirreno-Adriático, na Itália, um evento de aquecimento para os astros do Tour de France. O capacete, chamado Giro Aerohead II, parece bastante estranho, não é mesmo?

O Aerohead II representa o mais recente feito da engenharia da indústria de bicicletas com o objetivo de obter uma vantagem aerodinâmica durante o contra-relógio individual do ciclismo de estrada — sim, a temida corrida contra o relógio. Nestes eventos dolorosos, os ciclistas pedalam sozinhos em terrenos planos, subidas e descidas, e frequentemente a margem de vitória é determinada por quem tem os equipamentos e aparelhos mais aerodinâmicos.

O ciclismo tem uma longa história de capacetes malucos de contra-relógio projetados para driblar o vento. Nos dias de Lance Armstrong, os capacetes aerodinâmicos eram pouco mais do que carenagens de plástico finas e elegantes que ofereciam proteção nula ao crânio em caso de acidente. Mas ao longo dos anos, a Union Cycliste International (UCI), o órgão regulador do esporte, aprovou regras exigindo que os capacetes passassem por testes de segurança. Para atender a esses critérios, os fabricantes de capacetes foram obrigados a criar modelos mais largos e protuberantes com todo tipo de inovações aerodinâmicas.

O Aerohead II é simplesmente o mais recente e não tão grandioso produto gerado pela corrida armamentista aerodinâmica, e ele realmente causou alvoroço. Fotos dos capacetes rapidamente circularam nas redes sociais e, em poucas horas, a brigada dos memes fez o seu trabalho, comparando os ciclistas da Visma–Lease a Bike ao Dark Helmet do filme de comédia de 1987, Spaceballs, e a outros personagens de cultura pop que usam capacetes.

Os memes, é claro, foram seguidos por opiniões — na maioria negativas. Mas grande parte da oposição veio acompanhada de uma ressalva importante — talvez o Aerohead II seja mais rápido do que os outros capacetes por aí. A Visma–Lease a Bike é a equipe mais dominante do ciclismo no momento, tendo vencido o Tour de France, o Giro d’Italia e a Vuelta a España em 2023. A equipe emprega um exército de treinadores, preparadores físicos e especialistas em equipamentos. Especialistas de sofá se perguntaram: será que a equipe realmente aprovaria um capacete estranho se ele não fosse mais rápido que os outros? No total, a agitação em torno do Aerohead II gerou uma impressionante quantidade de discussão online.

Há momentos em que qualquer atenção é boa atenção, e para o ciclismo profissional, o início de março é um desses períodos. Ninguém fora do círculo interno dos nerds hardcore do ciclismo se importa com o Tirreno-Adriático, mas o Aerohead II conseguiu fazer com que pelo menos alguns fãs casuais de ciclismo falassem sobre provas de bicicleta.

Regras da UCI

E como o mundo em geral reagiria ao estranho capacete neste julho, quando os ciclistas da Visma–Lease a Bike o usariam no Tour de France?

Isso é improvável de acontecer. Na terça-feira (5), a UCI emitiu um comunicado dizendo que capacetes aerodinâmicos como o Aerohead II haviam ultrapassado os limites do design aceitável, e que a agência revisaria seus próprios padrões para capacetes. “O Aerohead II… levanta uma questão significativa sobre a tendência atual e mais ampla no design de capacetes de contra-relógio, que se concentra mais no desempenho do que na função primária de um capacete, ou seja, garantir a segurança do usuário em caso de queda”, dizia o comunicado. O comunicado também afirmava que a máscara facial elástica da Specialized agora estava proibida — o que, sejamos honestos, é o melhor.

Na quarta-feira, a Visma–Lease a Bike reagiu à UCI, afirmando que os oficiais da equipe trabalharam com a Giro por mais de um ano para criar o Aerohead II para atender aos padrões do órgão regulador em termos de dimensões e resistência ao impacto dos capacetes. “É bastante surpreendente que este comunicado tenha vindo agora”, disse Mathieu Heijboer, chefe de performance da equipe, ao veículo de notícias holandês AD. “Isso é motivado por emoções e todas as reações nas redes sociais. Não tenho problema com piadistas na internet. Mas se a UCI tem um problema com o design, deveria ter indicado isso quando o capacete foi submetido para aprovação.”

Confira alguns memes do capacete de ciclismo que causou tanta polêmica na internet:







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