O K2, a montanha de 8.611 m, era, até hoje, a única das 14 montanhas mais altas do mundo que nunca foi escalada no inverno. Mas a história mudou, pois uma equipe de escaladores nepaleses, incluindo o montanhista Nirmal Purja, conquistaram a primeira subida de inverno do K2 às 17:03, horário local do Paquistão (cerca de 9 horas da manhã, horário de Brasília).

Nirmal Purja, um ex-Gurkha e ex-membro das forças especiais do Reino Unido, ganhou notoriedade em 2019 quando quebrou o recorde mundial de escalada dos 14 picos mais altos no menor tempo possível.

De acordo com uma publicação de Nirmal Purja nas redes sociais, quando faltavam apenas 10 metros para o cume do K2, a equipe esperou reunir todos os 10 integrantes para subirem juntos e cantando o hino Nacional do Nepal. “Temos orgulho de ter feito parte da história da humanidade e de mostrar que a colaboração, o trabalho em equipe e uma atitude mental positiva podem ultrapassar os limites do que sentimos ser possível”, escreveu.

Leia Mais: Brasileiros atingem o cume do K2, a montanha mais perigosa do mundo
Veja o documentário sobre a 1ª descida de esqui no K2

Dezenas de alpinistas organizados em várias expedições foram para o K2 no final de dezembro para quebrar o recorde. O empurrão final incluiu 10 alpinistas nepaleses que haviam originalmente começado em expedições diferentes, mas que se uniram e partiram logo após a meia-noite, jurando compartilhar a glória de chegar ao topo.

“Os alpinistas nepaleses finalmente alcançaram o cume do Monte K2 esta tarde às 17:00 hora local”, disse Chhang Dawa, um dos líderes da expedição, ao Telegraph. “Esta é uma grande conquista na história do montanhismo, este é um bom exemplo de trabalho em equipe.”

O Alpine Club of Pakistan listou os 10 escaladores de sucesso como: Nirmal Purja; Gelje Sherpa, Mingma David Sherpa; Mingma G; Sona Sherpa; Mingma Tenzi Sherpa, Pem Chhiri Sherpa; Dawa Temba Sherpa; Kili Pemba Sherpa e Dawa Tenjing Sherpa.

As condições brutais, mesmo no verão, renderam ao K2, que fica entre o Paquistão e a China, o título de “montanha selvagem”. Relata-se que cerca de 86 escaladores morreram na montanha, o que equivale a aproximadamente uma morte em cada quatro tentativas bem-sucedidas.

Apenas um punhado de tentativas de inverno foram feitas no passado, quando as condições são impiedosas. Os ventos podem atingir até 120 mph e as temperaturas podem cair para -50C º.

Várias expedições encontraram seus acampamentos e equipamentos varridos por ventos fortes ou avalanches nos últimos dias e pelo menos um alpinista nepalês ficou gravemente ferido em uma queda de rocha.