Naila Kiani se torna primeira paquistanesa a chegar no topo do Makalu

Por Redação

Naila Kiani
Foto: Reprodução/Instagram/Naila Kiani

A paquistanesa Naila Kiani se tornou a primeira mulher do país a conquistar o cume do Monte Makalu (8.485m), a quinta montanha mais alta do mundo, no domingo (5). Com o feito, ela também se tornou a primeira mulher do Paquistão a escalar 11 montanhas acima de 8.000 metros.

+ Drones poderiam salvar vidas no Everest?
+ Nirmal Purja, o nepalês que escalou as 14 maiores montanhas do mundo em um tempo recorde de 189 dias

Naila conquistou o Makalu com um grupo de outros quatro montanhistas e quatro sherpas. De acordo com a Imagine Nepal, empresa que organizou a expedição, eles chegaram ao cume por volta das 09:10 do horário local.

“A equipe enfrentou o terreno traiçoeiro da região nordeste do Nepal. O Makalu, conhecido por suas encostas íngremes e cristas perigosas, proporcionou um desafio formidável à expedição”, afirmou a empresa.

A página da montanhista no Instagram afirmou que o grupo enfrentou “desafios inesperados” na descida do Makalu, mas que chegaram seguros no campo base da montanha.

Naila Kiani em busca dos 14 picos

Naila Kiani começou a escalar as montanhas acima de 8.000m em 2021. Naquele ano, ela conquistou o Gasherbrum II (8.035m), sendo a primeira paquistanesa a chegar no cume da montanha. No ano seguinte, ela ganhou notoriedade ao escalar o K2 e, então, deu incício ao plano de escalar todas as 14 montanhas acima de 8.000m.

Para completar a lista, Naila ainda precisa escalar o Dhaulagiri (8.167m) e Kanchanjunga (8.586m), no Nepal, e o Shishapangma (8.027m), na China. Ela pretende conquistar os cumes no Nepal ainda nesta temporada.

Em outubro do ano passado, sua tentativa de escalar o Shishapangma foi interrompida por uma trágica avalanche que matou quatro pessoas. Agora, com o impedimento de expedições à montanha por proibição da China este ano, o plano de conquitar os 14 picos terá que ficar para o próximo ano.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo