Mulheres podem obter mais benefícios com exercícios regulares do que homens

Por Redação

mulheres
Foto: Shutterstock.
  • Homens e mulheres que se exercitam regularmente têm menos probabilidade de morrer prematuramente por qualquer causa, incluindo eventos cardiovasculares, comparados àqueles que são sedentários.
  • Pesquisadores também relatam que as mulheres obtêm benefícios mais amplos do que os homens com exercícios regulares.
  • Eles acrescentaram que a rotina de exercício deve conter tanto exercícios aeróbicos quanto treinamento de força.

Todos se beneficiam de exercícios regulares, mas mulheres podem obter mais benefícios cardiovasculares do que homens — e em menos tempo também, de acordo com um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology.

Ao longo de duas décadas, pesquisadores observaram um grupo de 400 mil homens e mulheres nos Estados Unidos.

Eles relataram que mulheres que se exercitavam regularmente tinham 24% menos probabilidade de morrer por qualquer causa durante o período do estudo e também tinham um risco 36% menor de ataque cardíaco fatal, derrame ou outro evento cardiovascular comparadas às mulheres que não se exercitavam regularmente.

Veja também
+ FEAL Diamantina, uma jornada transformadora no coração da Bahia
+ Federação Internacional de Escalada Esportiva introduz política para combater transtornos alimentares
+ 3 estratégias mentais para superar longas distâncias na corrida

Ao mesmo tempo, homens que se exercitavam regularmente tinham 15% menos probabilidade de morrer e um risco 14% menor de evento cardiovascular fatal comparados a homens sedentários.

“Doença cardíaca é a principal causa de morte para mulheres nos Estados Unidos e pode afetar mulheres de qualquer idade sendo responsável por cerca de uma em cada cinco mortes femininas, mas pesquisas mostraram que apenas cerca de metade (56%) das mulheres nos EUA reconhecem que doença cardíaca é sua principal assassina”, disse o médico Raj Dasgupta, professor da Universidade do Sul da Califórnia, em depoimento ao Medical News Today.

Quanto exercício é suficiente?

Para homens, os pesquisadores relataram que cerca de 300 minutos de atividade física moderada ou 110 minutos de atividade física intensa por semana são suficientes. A relação dose-resposta da atividade para o benefício também foi diferente para homens e mulheres.

Os pesquisadores relataram que mulheres que participaram de 140 minutos de exercício aeróbico moderado semanalmente viram um risco de morte reduzido em 18%, enquanto apenas 57 minutos de exercício aeróbico intenso por semana reduziram o risco de morte em 19%.

Homens tiveram que se exercitar o dobro para obter o mesmo benefício, alcançando a marca de 18% com 300 minutos de exercício aeróbico moderado semanal e 19% com 110 minutos de exercício intenso por semana.

“Esperamos que este estudo ajude todos, especialmente mulheres, a entenderem que estão prontas para obter grandes benefícios do exercício”, disse a cardiologista Susan Cheng, coautora do estudo.

“Mulheres, em média, tendem a se exercitar menos do que homens e esperamos que essas descobertas inspirem mais mulheres a adicionar um movimento extra às suas vidas.”

Treinamento de força também importa

Os benefícios do exercício regular não se limitaram à aeróbica. O treinamento de força também trouxe ganhos significativos e as mulheres foram novamente as maiores beneficiárias.

Por exemplo, mulheres que fizeram exercícios regulares de treinamento de força viram um risco de morte reduzido em 19%, enquanto os homens viram um risco reduzido de 11% comparado aos pares sedentários. Isso também inclui um risco 30% menor de um evento cardiovascular para mulheres e um risco 11% menor de eventos cardiovasculares para homens.

Quanto às razões desses resultados, isso se deve às diferenças nos corpos de homens e mulheres, alegam os pesquisadores. Eles também forneceram algumas dicas para mulheres — e homens — que procuram incorporar mais exercícios diários em suas vidas.

  • Começar com pequenas quantidades e adicionar mais exercício aos poucos, à medida que a força e a resistência são construídas.
  • Encontrar um parceiro para se exercitar junto ajuda a manter a responsabilidade e torna a atividade mais agradável.
  • Se o tempo permitir, tentar caminhar para fazer as tarefas em vez de pegar o carro.
  • Escolher as escadas em vez do elevador.
  • Ouvir música ou um podcast divertido durante os treinos.
  • Variar. Não fazer o mesmo treino todas as vezes. Alterne entre força e resistência, e tente diferentes atividades, como caminhada, yoga e outras.