Muitas pessoas praticam atividades físicas e entram para a academia com o objetivo de conquistar a definição muscular. Com dedicação e paciência são peças chaves para deixar os músculos mais aparentes, contudo as mulheres precisam de mais tempo para ficar com o corpo bem definido.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Projeto Ondas atenderá o dobro de crianças e adolescentes
“Os hormônios femininos influenciam no condicionamento físico, já que contribuem para o fácil ganho de peso e retenção de líquidos, o que aumenta o percentual de gordura. Já o dos homens favorece o ganho de massa muscular, um dos principais responsáveis pela hipertrofia muscular”, explica Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.
Deixar os músculos mais aparentes é possível através da diminuição do percentual de gordura corporal e da prática de atividades físicas, para promover o fortalecimento muscular e melhorar a flacidez da pele. Uma pessoa sedentária costuma ter mais de 31% de gordura, porém quando esse índice cai para entre 25% e 30% já é possível considerar que há uma leve definição muscular. A alta definição acontece quando se chega entre 8% e 12%.
“Um corpo magro não significa que ele seja saudável ou que tenha pouca gordura, o correto é olhar o percentual de gordura. Quem busca a definição, além de treinar, precisa se atentar para adotar uma dieta que dê energias suficientes para as atividades e que ajude na regeneração muscular. Consumir menos alimentos ricos em gordura e açúcar é outro importante passo para obter a definição. O treino para definição também inclui alguns exercícios para hipertrofia muscular”, complementa a especialista.
As séries para definição muscular precisam ser pensadas apenas para estimular os músculos na medida certa, sem o risco de ficar marombado, pois isso precisa de anos de treino. Atividades aeróbicas como corrida, natação, power abs, pular corda, orange zone (OZ), treino HIIT (High Intensity Interval Training) e Fit Dance também auxiliam a queima de gordura. Esses exercícios, se feitos após o treino de hipertrofia muscular, potencializam o poder lipotrófico e aceleram o processo de definição muscular.