Mirlene Picin é Vice Campeã Brasileira de Corrida de Montanha 2023

Por Redação

Mirlene Picin Corrida de Montanha
Foto: divulgação

Mirlene Picin é a mais nova Vice Campeã Brasileira de Corrida de Montanha na disciplina de Kilômetro Vertical da Modalidade Skyrunning. A conquista aconteceu no último dia 21 de abril, durante o Campeonato Brasileiro de Corrida de Montanha, realizado em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Leia mais:

+ 3 pontos fundamentais para evolução no Uphill

+ Rocky Mountain Games Pedra Grande, em Atibaia, está com inscrições abertas

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

A prova de Kilômetro Vertical tem uma distância de 4,6km e uma altimetria acumulada de 850m. O formato da competição é de ascensão ou ataque ao cume, ou seja, os atletas correm da base da montanha até o topo. Quem chegar primeiro (com melhor tempo) é o vencedor da prova. A atleta Maria Clara Hillmann, de Florianópolis, conquistou a primeira colocação com um tempo de 44:51, enquanto Mirlene Picin, de Mogi Mirim, São Paulo, ficou em segundo lugar com 47:53.

O evento contou com a presença de atletas de todo o território nacional, disputando nas modalidades VK, Sky 24km e SkyUltra 50km. Com o vice-campeonato, Mirlene reafirmou sua vaga para compor a seleção brasileira de Skyrunning para o Campeonato Sulamericano da modalidade, que neste ano acontece no Brasil, no município de Serra, Espírito Santo, em 23 de junho. Mirlene já tinha garantido a vaga por ter sido líder do ranking brasileiro de Kilômetro Vertical em 2022.

O que é o Kilômetro Vertical?

O Kilômetro Vertical é considerado a modalidade mais exigente da corrida de montanha. As provas devem ter no mínimo 2,5km e no máximo 6km, mas obrigatoriamente devem ter um ganho de elevação de mais de 1km. Os atletas especialistas desta modalidade possuem características bem definidas, como uma relação peso × potência determinante e um alto índice de VO2 máximo, que é a capacidade do corpo em consumir oxigênio.

Mirlene Picin vem se especializando nesta modalidade de VK e já competiu em solo nacional e internacional. Em 2018, foi a primeira atleta do Brasil, entre homens e mulheres, a largar em uma etapa da copa do mundo desta modalidade (Zegama Vertical Kilometer – Pais Basco, Espanha) e ficou em 19º lugar entre 40 atletas de todo o mundo. No ano passado, ela representou o Brasil no campeonato mundial da modalidade, em Domodossola, Itália, onde ficou em 21º lugar na prova e foi a melhor brasileira e melhor atleta das Américas.

Além disso, Mika Picin também participou da primeira etapa do ano do Rocky Mountain Games, o maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil. O evento aconteceu em Campos do Jordão nos dias 1 e 2 de abril, e Mika competiu na modalidade Uphill, garantindo o vice-campeonato da prova.

Podium Verde

Além de ser uma atleta renomada, Mirlene Picin também é uma grande defensora do meio ambiente. Com a medalha de prata conquistada no Campeonato Brasileiro de Skyrunning, ela soma mais 15 mudas para o projeto de reflorestamento Podium Verde, que segue na ativa desde o ano de 2015. Até o momento, Mirlene já conquistou duas medalhas de prata e somou 30 mudas. Este ano, a parceria entre a atleta, a Secretaria de Meio Ambiente de Mogi Mirim, representada pela Gerente Isabela Guardia e pelo Secretário Oberdan Quaglio, e todos os apoiadores do projeto, como a empresa Caixa Econômica Federal, tem como objetivo plantar 5 mil mudas de árvores na região de Mogi Mirim.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo