Quer melhorar sua performance? Então tenha esses alimentos sempre à mão

Por Redação

alimentos básicos
Foto: Shutterstock.

Alimentar-se corretamente é mais do que uma necessidade básica para quem treina. É a arma secreta de muitos atletas campeões – e pode ser o grande obstáculo que está emperrando seu desempenho.

Se você quer mesmo melhorar sua performance, a nutricionista norte-americana Kelli Jennings recomenda manter estes alimentos básicos sempre à mão.

Veja também
+ Páscoa saudável: confira receitas deliciosas e nutritivas para celebrar a data
+ 6 destinos incríveis para você relaxar nas próximas férias
+ O futuro do treinamento de força
ABACATE

As gorduras saudáveis dessa fruta ajudam a massa óssea, aumentam a absorção de cálcio e dos antioxidantes da vitamina A. Além disso, são um poderoso agente anti-inflamatório. Também são ricas em fitoquímicos, que podem diminuir os danos celulares causados pelos raios UV.

Delícia de dica: Prepare um guacamole, ou espalhe pedaços da fruta por cima de sua salada. Experimente também cozinhar com azeite de abacate, que tem o mais alto ponto de saturação entre todos os óleos vegetais.

AMÊNDOAS

As amêndoas contêm resveratrol, um anti-inflamatório natural, e muitos eletrólitos (99 miligramas de magnésio, 257 miligramas de potássio e 75 miligramas de cálcio em um quarto de xícara), o que ajuda a combater a fadiga muscular e as câimbras. Também está provado que elas inibem em até 50% o acúmulo do colesterol LDL nas artérias.

Delícia de dica: Sempre compre amêndoas com pele, onde estão muitos de seus nutrientes. Inclua essa castanha em suas vitaminas ou coma-a crua. Tente substituir farinha de trigo por farinha de amêndoas em suas receitas.

ÓLEO DE COCO

O óleo orgânico extra-virgem de coco tem uma alta porcentagem de triglicérides de cadeia média, gorduras saudáveis difíceis de ser encontradas em outros alimentos. Elas ajudam na saúde cardíaca e contribuem para estabilizar o açúcar no sangue. Além disso, essas gorduras são excelentes fontes de energia, têm fácil digestão e fornecem combustível de queima rápida.

Delícia de dica: Use esse óleo em seus refogados como substituto da manteiga. Ou tome uma colher de sopa após o treino.

MEL

O néctar das abelhas é o carboidrato ideal para treinos. Ele oferece tanto frutose quanto sacarose, e seu baixo índice glicêmico propicia uma liberação mais lenta e estável de energia. O mel também ajuda você a manter seus músculos durante a fase de recuperação, e contém enzimas que contribuem na digestão.

Delícia de dica: Misture mel no leite ou em suas vitaminas para recuperação.

WHEY PROTEIN

Subproduto da produção de queijo, o whey protein ajuda a manter os músculos quando utilizado imediatamente após treinos intensos.

Delícia de dica: Misture uma medida de whey protein sem açúcar no iogurte, ou vitaminas.

COUVE

As folhas verdes da couve têm poderosas propriedades anti-inflamatórias e anticolesterol. Possuem ainda uma quantidade de glicosinolatos que as torna um eficiente desintoxicante, ajudando a expelir toxinas criadas durante o exercício.

Delícia de dica: Coma couve no vapor como acompanhamento de pratos principais, de preferência refogada e regada com azeite de oliva.