Medalhista olímpico, Alison Piu, relata ter sido alvo de abordagem policial

Por Redação

Foto: A.RICARDO / Shutterstock.com

O campeão mundial e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Alison dos Santos, também conhecido como Piu, relatou nas redes sociais ter sido alvo de uma abordagem policial na zona sul da cidade de São Paulo na última quinta-feira (12/1). O atleta é hoje um dos principais nomes do atletismo brasileiro.

Ao UOL, Piu contou que dirigia seu carro, um Sedan Alemão, com os vidros abaixados quando agentes armados da Polícia Militar de São Paulo deram ordem para que o atleta descesse do carro imediatamente. A abordagem foi seguida de revistas e perguntas.

Leia mais:

+ World Athletics analisa dados de assédio virtual no atletismo

+ Conselho da World Athletics divulga mudanças no atletismo para Olimpíadas de 2024

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

“Coloquei a mão na cabeça e tal, pediram para abrir as pernas e [perguntaram] se eu tinha passagem pela polícia. Falei: ‘Não’. Perguntaram de novo, e eu: ‘Não’. Várias perguntas nesse sentido. Só estava esperando falar que tinha alguma coisa. Continuaram perguntando, revistaram meu carro de cima a baixo, caçaram procurando tudo”, explicou Alison ao UOL.

O atleta do Clube Pinheiros, que conquistou a medalha de bronze na prova dos 400m com barreiras em Tóquio e venceu o campeonato mundial de 2022 da prova em Oregon, nos Estados Unidos, também contou que alguns fãs o reconheceram e interagiram com ele durante a abordagem, mas a PM continuou com o procedimento. Nas respostas de sua postagem nas redes sociais, também é possível encontrar relatos de pessoas que viram pessoalmente o ocorrido.

“Pensei ‘um negro não pode ter um carro assim e a PM logo achando que é ladrão?’ Lamento”, disse um internauta que passava pelo local no momento em que Piu foi parado pela Polícia.

Após a minuciosa inspeção no veículo, pertences e ao próprio atleta, ele foi liberado.