No final da tarde de ontem (13/6), a paraescaladora Marina Dias, professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) – Campus de São José dos Campos (SP), obteve em Innsbruck, na Áustria, sua segunda medalha de ouro consecutiva na Copa do Mundo de Paraescalada. No mês passado, a atleta já havia levado o título da competição na etapa realizada em Salt Lake City (Utah, EUA).
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Como escolher as melhores ondas?
Para chegar ao topo do pódio novamente, Marina teve que superar na final da etapa austríaca da Copa do Mundo a holandesa Christhiane Luttkhueizen (prata) e a britânica Martha Evans (bronze). Com a vitória, a professora da Unifesp contabiliza sua terceira conquista internacional, uma vez que já havia levado o ouro em Salt Lake City em 2022 e 2023.
Até hoje, Marina Dias medalhou em todas as quatro etapas da Copa do Mundo de Paraescalada disputadas pela atleta nascida em Santos e residente em Taubaté. Nesta mesma etapa da Áustria, ela obteve o bronze no ano passado.
“Foi minha quarta participação em uma Copa do Mundo de Paraescalada. Foi simplesmente sensacional. O ginásio é incrível, essa parede [de escalada] imponente é surreal. As pessoas aqui e no Brasil deram muita ‘vibe’”, comemorou Marina logo após a conquista, obtida na categoria RP3 feminina, para competidoras com comprometimento leve da força muscular e alcance em pelo menos um dos membros (em 2009, Marina foi diagnosticada com esclerose múltipla).
Com a presença da atleta brasileira, a próxima etapa da Copa do Mundo da modalidade será realizada nos dias 23 e 24/6 em Villars, na Suíça, país que também sediará o Campeonato Mundial da modalidade na primeira quinzena de agosto, evento que ocorre a cada dois anos.
Esta será a primeira vez que Marina Dias irá competir num Mundial, e a viagem para a cidade suíça de Berna, sede do principal evento da paraescalada internacional em 2023, está marcada para o final de julho.