A natureza “caprichou” com as paisagens

Quando a natureza quer ser mais incrível, ela coloca mais cores. No planeta Terra existem lugares em que a natureza “caprichou” com paisagens fantásticas de cores vivas. Selecionamos sete deles, assim como o arco-íris:

Rainbow Mountain, Peru

A post shared by One Planet Co (@oneplanetco) on

As terras de Vinicunca, a Rainbow Mountain, são listradas com tons de bordô, dourado e azul, devido aos minerais do solo. De acordo com os moradores locais, as cores surpreendentes da montanha foram descobertas há apenas cinco anos, devido às mudanças climáticas que causaram a derretimento da neve que cobria a montanha. Agora, cerca de 1.000 turistas por dia enfrentam a caminhada até essa atração.

Painted Desert, Arizona

O Painted Desert parece ter sido cuidadosamente pincelado com as cores do arco-íris. Os tons deste lugar são causados ​​por depósitos de argila e arenito. Não deixe de visitar o deserto colorido durante um pôr do sol, quando as rochas refletem a luz em um brilho ardente.

Lago Natron, Tanzânia

O lago Natron parece uma poça de fogo. O efeito é causado pela haloarchaea, microorganismos que tornam as águas do lago vermelhas. Os mais de dois milhões de flamingos que se reproduzem aqui adicionam detalhes cor-de-rosa à cena.

Grand Prismatic Spring, Estados Unidos

A post shared by Turama (@turama.es) on

No Parque Nacional Yellowstone, na Califórnia, existe a Fonte de água quente Grand Prismatic Spring e suas cores intensas. A coloração é  devido a presença de algumas bactérias, que variam de acordo com a temperatura de cada parte da fonte. Em seu centro, ela chega a 87°C, o que faz com que pouquíssimos micro-organismos sobrevivam nessa parte, e confere à água uma cor extremamente clara e azul.

Zhangye, China

A post shared by Nataly Osmann (@natalyosmann) on

Formada há milhões de anos por camadas de arenito e minerais, as montanhas do Parque Geológico Zhangye Danxia Landform podem ser apenas as montanhas mais coloridas do mundo. Este Patrimônio Mundial da UNESCO está bem preservado, graças a plataformas de observação elevadas e caminhos que mantêm os visitantes longe das montanhas.

Rio Caño Cristales, Colômbia

A post shared by rolloid (@rolloid) on

O rio Caño Cristales é considerado “o rio mais bonito do mundo”. Isto porque ele mescla cinco tons de cores na água: vermelho, azul, amarelo, verde e preto. O efeito é devido à presença de algas. Fenômeno pode ser observado na transição entre estações.

Pebble Shore Lake, Glacier National Park, Estados Unidos

O Parque Nacional Glacier, no estado americano de Montana, na fronteira com o Canadá, abriga mais de 700 lagos. Um deles se destaca pelas pedras coloridas, o Pebble Shore Lake. As rochas variam em cor de vermelho escuro para marrom, e de verde para azul. A cor das pedras é determinada pela presença ou ausência de ferro.