5 lugares no Brasil para fazer trekking com crianças

Trilha até a Praia Vermelha, em Santa Catarina: um dos visuais mais belos da região Sul do País. Foto: Shutterstock.

Bonito por natureza, o Brasil oferece inúmeras possibilidades para programar um belo dia de trekking com crianças.

Passeios ao ar livre também são uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento físico e emocional dos pequenos, além de fortalecer os laços familiares.

Veja também
+ Rocky Mountain Games: diversão para toda família
+ Como o ar livre faz seus filhos mais espertos
+ Carnaval: 5 destinos de aventura para quem quer fugir da folia

De norte a sul do país, há uma grande variedade de trilhas, cada uma oferecendo uma experiência única e inesquecível.

São caminhadas tranquilas ao longo da costa, subidas até visuais incríveis ou mesmo trilhas mais desafiadoras para quem está começando no universo da aventura.

Confira abaixo cinco dos melhores lugares do Brasil para realizar um trekking com crianças.

1. Calçada do Lorena (SP)
Foto: Shutterstock.

Próximo à cidade de São Paulo, o Parque Caminhos do Mar, na Serra do Mar, é uma ótima opção de ecoturismo em família. A Calçada do Lorena, em Riacho Grande, conta com percurso tranquilo de 6 km, onde é possível conferir de perto toda a biodiversidade da Mata Atlântica. No local, D. Pedro I deu seus primeiros passos para proclamar a Independência do Brasil, por isso a Calçada do Lorena também é considerada a primeira via pavimentada do País.

2. Trilha da Praia Vermelha (SC)
Foto: Shutterstock.

Localizada no sul de Santa Catarina, a trilha da Praia do Rosa até a Praia Vermelha é uma das mais belas da região. O percurso de 5 km começa no Rosa Norte e segue até a Vermelha, uma praia mais tranquila e selvagem. A trilha leva cerca de 2 horas para ser concluída. Pelo caminho, piscinas naturais, vistas panorâmicas do oceano e da costa, sendo possível avistar várias espécies de aves, como gaivotas e colhereiros, e até mesmo golfinhos e tartarugas marinhas no mar.

3. Pedra do Altar (RJ)
Foto: Shutterstock.

Para aqueles que estão em busca de mais aventura e uma espécie de batizado no montanhismo, um dos bons lugares para começar a se aventurar no Rio de Janeiro é a trilha até a Pedra do Altar, localizada em Penedo. Com 6 km de comprimento, o caminho até o topo oferece belas paisagens da cidade, do Rio Paraíba do Sul e uma visão singular do famoso e imponente Pico das Agulhas Negras. O percurso também é bem sinalizado e conta com suporte da equipe do Parque Nacional do Itatiaia, uma das mecas do montanhismo no País.

4. Morro do Pai Inácio (BA)
Foto: Shutterstock.

Com 4 km de extensão, a trilha Morro do Pai Inácio é uma trilha popular da Chapada Diamantina, na Bahia, mas uma ótima maneira de desfrutar de toda a beleza natural da região. São subidas suaves e descidas moderadas da base do Morro até o topo, onde uma plataforma de observação de 360 graus permite admirar também a Serra do Sincorá e a Serra do Roncador. Como o clima na região pode ser quente e seco, é necessário levar bastante água e protetor solar.

5. Cachoeira do Lajeado (MG)
Foto: Shutterstock.

Localizada nos arredores de Lapinha da Serra, Minas Gerais, a Cachoeira do Lajeado possui o típico encanto do interior mineiro, misturando beleza e simplicidade. Como o próprio nome já diz, ela escorre sobre um lajeado de pedras de aproximadamente 80 metros, sem queda livre. Nos dias quentes, seu poço possibilita um banho refrescante. Já os arredores da cachoeira são formados por matas de galerias encrustadas em um vale aos pés do paredão da queda. Com cerca de 5 km, a trilha de acesso é simples e fácil, praticamente uma estradinha.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo