Lollapalooza Brasil incentiva descarte correto de plástico, em sua edição com recorde de público

Lollapalooza Brasil incentiva descarte correto de plástico, em sua edição com recorde de público
Foto: Divulgação

Apesar dos imprevistos e cancelamentos, a edição de 2023 do festival Lollapalooza Brasil teve recorde de público, com 302.600 pessoas andando e se divertindo pelo Autódromo de Interlagos. Foram três dias de festival e a quantidade de lixo produzido e descartado também foi absurda, e para incentivar o público a fazer os descartes corretamente, o festival em parceria com a Braskem promoveu essa conscientização em troca de recompensas, com a ação Rock and Recycle by Braskem.

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É o segundo ano em que a parceria com a Brakem acontece, no ano passado aproximadamente 130 mil itens de plástico foram descartados no estande da marca durante os três dias de festival.

Este ano o Lollapalooza contou com 4 pontos de coleta espalhados pelo autódromo, e mais um estande onde o público participante podia trocar seus pontos por brindes. Era possível ver pessoas com copos de plástico empilhados na mão andando de um lado para o outro, focados em fazer o descarte corretamente e receber brindes como uma Alexa, por exemplo, em troca. Além deste mega brinde, o público que acumulasse o mínimo de 30 pontos já conseguia levar algo de presente como brincos, pochetes, cangas, sacolas de ráfia e mais itens.

Além da Braskem, o festival fechou parceria também com a cooperativa Coopercaps, que se encarregou de fazer a coleta seletiva de todo o lixo produzido durante os dias de festival. A estimativa é que aproximadamente 99 toneladas de lixo foram reciclados.

De acordo com a líder do projeto, Flávia Cunha, todo o lixo coletado não será direcionado para o aterro sanitário. Os orgânicos serão compostados para virar adubo, os materiais que tiverem viabilidade comercial serão vendidos para marcas como Coca-Cola e Braskem, por exemplo; e os resíduos que forem rejeitados, serão reaproveitados energeticamente em queima de fornos industriais.