A aventureira, multiesportista e médica Karina Oliani recebeu do Guinness World Records o certificado de recorde pela tirolesa mais longa sobre um lago de lava. Em 2017, Karina fez um travessia de 100,58 metros sobre uma cratera em brasa constante, no Erta Ale, o vulcão mais ativo da Etiópia

O vulcão fica no Deserto de Danakil, considerado um dos lugares mais inóspitos do planeta, com chuvas raras e temperaturas extremas que beiram os 50 °C.

Para realizar a travessia, foram necessários três dias inteiros só para encontrar pontos seguros para instalar o equipamento. Além disso, Karina precisou utilizar equipamentos capazes de aguentar altas temperaturas, e roupa com tecnologia desenvolvida pela NASA para ambientes de até 500 °C.

A motivação inicial de Karina para o recorde surgiu do seu amor por interagir com as maravilhas do mundo.

“Desafios na natureza sempre foram a minha paixão, e por causa disso, participei de inúmeras expedições no mar, em montanhas, em florestas e no deserto, incluindo escalar o Everest duas vezes”, disse a médica ao site do Guinness World Records.

Leia Mais:
Confira na íntegra a Live Go Outside com Karina Oliani
Como foi a escalada do K2 com Karina Oliani e Maximo Kausch

Embora  Karina agora possa acrescentar este incrível feito à sua longa lista de conquistas, a viagem para quebrar este recorde foi tudo menos fácil.

Durante o planejamento da travessia do lago de lava, a aventureira sofreu dificuldade para montar uma equipe e ter apoio para o desafio, pois muitos achavam que o feito era perigoso demais.

No entanto, o especialista em expedições canadense Frederick Schuett acreditou na sua motivação e na sua paixão pela aventura.

Apesar do assustador poço de lava vulcânica abaixo dela, Karina ficou hipnotizada pela beleza natural e cor do magma.

“Eu sou movida por desafios, e estar conectada com a natureza é fundamental para a minha vida. Preciso desta energia, deste contato. Sinto-me mais viva em situações de perigo e quando se sente o poder da natureza”.

Sem contratempos no caminho, ela conseguiu concluir a travessia enquanto o sol aparecia no horizonte.

O feito de Karina resultou em uma série exibida no “Fantástico” e no programa “Forças da Natureza”, do canal OFF.