A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) se desculpou com a escaladora austríaca Johanna Farber depois que imagens consideradas “inadequadas” da atleta foram transmitidas ao vivo durante o Campeonato Mundial em Moscou.
+ Começando nos esportes de aventura: como praticar escalada esportiva
+ Mundial de Escalada: Brasil encerra participação na Rússia
Em dado momento de uma das provas do campeonato um cinegrafista manteve a câmera em close nas nádegas da competidora por alguns segundos, gerando constrangimento.
O assunto logo tomou conta da mídia e redes sociais, com críticas e relatos de que a emissora que transmitia o Mundial em Moscou exibiu mais de uma vez o replay que mostrava as nádegas de Farber em close. As imagens foram consideradas desnecessárias, desrespeitosas e sexistas, levando a uma resposta oficial do órgão máximo da escalada esportiva.
“O IFSC condena a objetificação do corpo humano e tomará outras medidas para que situações como essa não se repitam e os atletas sejam mais protegidos”, divulgou a Federação, em comunicado.
Comportamento reincidente
Não é a primeira vez que algo do tipo acontece – e curiosamente com Johanna Farber. Em junho, a emissora ORF, anfitriã do Mundial da IFSC, também se desculpou com ela após exibir imagens de seu corpo de maneira inadequada e que gerou comentários sobre objetificação.
Na época, a esportista divulgou um comunicado nas mídias sociais dizendo que havia se sentido constrangida, e pediu às pessoas que “parassem de sexualizar mulheres nos esportes e começassem a valorizar seu desempenho”.
O presidente do IFSC, Marco Scolaris, tambpem se manifestou e disse que a comunidade deve parar de cometer os mesmos erros.
“Quantas vezes as coisas terão que ser feitas de maneira errada antes de aprendermos como fazê-las da maneira certa?” disse em um comunicado.
Johanna Farber ainda não se pronunciou sobre o novo incidente.
Uma das principais novidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a escalada esportiva tem ganho adeptos em todo o mundo e erado cada vez mais interesse por suas regras, competições e estrelas internacionais.