A partir desta sexta-feira (4), os Jogos Olímpicos de Inverno 2022 dão a largada oficialmente com a cerimônia de abertura em Pequim.
+ Pequim é obrigada a recorrer a neve artificial para Jogos de Inverno
+ Tudo o que você precisa saber sobre as Olimpíadas de Pequim
+ Jaqueline Mourão se torna recordista do Brasil em participações olímpicas
Serão cerca de 3 mil atletas competindo em 15 disciplinas e 109 provas durante todo o evento, que vai até o dia 20 de fevereiro na China.
Enquanto o show ainda não começa, o site Olympics trouxe uma lista com algumas das estrelas que prometem brilhar em Beijing 2022.
Mikaela Shiffrin (EUA), 26 anos, esqui alpino
Shiffrin adquiriu o status de lenda das pistas com mais de 70 vitórias na Copa do Mundo de Esqui Alpino. Em Pequim, ela tem a chance de garantir a terceira medalha de ouro olímpica consecutiva, depois de conquistar o topo do pódio em Sochi 2014 no slalom feminino e o ouro no slalom gigante em Pyeongchang 2018.
Hanyu Yuzuru (JPO), 27 anos, patinação artística
Hanyu garantiu a primeira de suas duas medalhas de ouro olímpicas em Sochi 2014, onde se tornou o primeiro atleta a ganhar ouro para o Japão na patinação artística masculina e o primeiro patinador a marcar mais de 100 pontos no evento individual masculino. Ele ganhou um segundo ouro em Pyeongchang 2018 – e foi também o primeiro atleta a ganhar ouros consecutivos na patinação artística desde Dick Button em St. Moritz 1948 e Oslo 1952.
Sofia Goggia (ITA), 29 anos, esqui alpino
Descendo as pistas em alta velocidade estará a italiana Sofia Goggia, atleta que busca o ouro em várias disciplinas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022. Em Pyeongchang 2018, ela conquistou o ouro no downhill feminino, embora sua forma desde uma lesão em janeiro tenha sido colocada à prova.
Chloe Kim (EUA), 21 anos, snowboard
Depois de se tornar a mulher mais jovem a ganhar uma medalha de ouro no snowboard em Pyeongchang 2018, com apenas 17 anos de idade, Kim agora tentará defender seu título Olímpico em Pequim. E será uma atleta difícil de igualar nas pistas, com seu calibre e consistência comprovados por uma carreira já condecorada nos X Games e Jogos Olímpicos da Juventude em Lillehammer 2016.
Johannes Thingnes Bø (NOR), 29 anos, biatlo
O atleta norueguês Johannes Thingnes Bø está destinado a mais pódios depois do sucesso olímpico há quatro anos. Ele garantiu o ouro Olímpico em 2018 ao vencer a prova individual masculina de 20 km, além de duas pratas no revezamento e no revezamento misto. Depois de garantir uma terceira vitória consecutiva no mundial em março passado, a estrela do biatlo tentará aumentar seu número de medalhas olímpicas em Pequim.
Ailing (Eileen) Gu (CHI), 18 anos, esqui estilo livre
Após o primeiro título na Copa do Mundo de Freeski, a norte-americana naturalizada chinesa Eileen Gu deu um passo à frente na hora certa. Ela é uma das favoritas ao ouro no half pipe feminino nestes Jogos Olímpicos de Inverno, ela espera repetir – ou melhorar – sua atuação na Copa do Mundo.
Mikael Kingsbury (CAN), 29 anos, esqui estilo livre
A nona vitória consecutiva na Copa do Mundo de Esqui Estilo livre 2019/20 da FIS – a 70ª vitória na carreira de Kingsbury – fez com que o atual campeão Olímpico do Canadá atingisse a melhor forma no momento certo ao defender o ouro nestes Jogos de Inverno. O atleta de 29 anos acrescentou o ouro nos moguls masculinos em Pyeongchang 2018 à medalha de prata conquistada em Sochi, quatro anos antes.
Shaun White (EUA), 35 anos, snowboard
Shaun White retornará ao half pipe masculino nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 depois de subir ao pódio na Copa do Mundo de Snowboard na Suíça em janeiro. O veterano de 35 anos representará os EUA nos Jogos pela quinta vez, e defenderá seu título depois de completar seu hat-trick de medalhas de ouro em Pyeongchang 2018.
Kamila Valieva (ROC), 15 anos, patinação artística
Deslizando sobre o gelo em direção ao pódio Olímpico está Kamila Valieva, atleta de 15 anos que chega aos Jogos Olímpicos de Inverno após uma impressionante vitória no individual feminino no Campeonato Europeu de Patinação Artística em Tallinn este mês. Ela segue para Pequim como favorita ao ouro, tendo recentemente quebrado seu próprio recorde mundial com uma pontuação de 90,45 no programa curto; um dos três recordes que ela detém depois de definir as melhores pontuações de 185,29 na patinação livre e 272,71 no total combinado.
Francesco Friedrich (ALE), 31 anos, bobsled
A Alemanha é campeã nos eventos de bobsled de quatro e duas pessoas e está confiante na vitória mais uma vez depois que Francesco Friedrich desfrutou de um ano inteiro invicto em 2021. O atleta de 31 anos foi fundamental quando o país conquistou a dobradinha em Pyeongchang 2018, e atualmente está no topo da classificação geral da Copa do Mundo.
Ester Ledecká (CZE), 26, esqui alpino
Em Pyeongchang 2018, Ledecká se tornou a primeira mulher na história dos Jogos Olímpicos de Inverno a ganhar duas medalhas de ouro usando dois equipamentos diferentes (esqui e snowboard), e também a segunda mulher na história Olímpica a ganhar ouro em duas disciplinas distintas. A jovem de 26 anos planeja competir nos dois esportes em Beijing 2022, enquanto defende seus títulos no slalom gigante paralelo e no Super-G.