Jogos de Inverno 2022: Tudo o que você precisa saber sobre as Olimpíadas de Pequim

Por Redação

Jogos de Inverno 2022: Tudo que você precisa saber sobre as Olimpíadas de Pequim | Go Outside
Foto: Shutterstock

As Olimpíadas de Tóquio agitaram os fãs de esportes de aventura no ano passado com modalidades como skate, surf e escalada. Com a chegada de 2022, os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim vêm com tudo para a felicidade dos amantes de adrenalina. Confira datas, modalidades e tudo o que você precisa saber sobre as Olimpíadas de Inverno:

+ Veja os 11 atletas que vão representar o Brasil nos Jogos de Inverno 2022 
+ Jogos de Inverno: Veja os uniformes que o Time Brasil usará em Pequim

Em que país serão as Olimpíadas de Inverno de 2022?

As Olimpíadas de Inverno 2022 acontecem na China, na cidade de Pequim. Essa será a primeira vez que o país sediará os Jogos de Inverno, embora esta seja a quarta vez que eles acontecem no leste da Ásia. Pequim também sediou as Olimpíadas de Verão em 2008.

Os locais de realização dos Jogos em Pequim foram divididos em três zonas, ou complexos: Pequim, Yanqing e Zhangjiakou. Confira todos os centros, arenas e estádios que vão sediar as competições aqui.

Quando acontecem os Jogos de Inverno?

Os jogos começam dia 4 de fevereiro e vão até 20 do mesmo mês. A cerimônia de abertura será realizada dia 04/02. Lembrando que o horário local de Pequim é UTC+8, 11h a mais em relação a Brasília.

Curling, esqui estilo livre e hóquei no gelo também terão disputas nos dias 2 e 3 de fevereiro, antes da abertura dos Jogos de Inverno.

Quais são as modalidades dos Jogos de Inverno?

Os sete principais esportes dos Jogos Olímpicos de Inverno são: biatlo, bobsled, skeleton, curling, hóquei no gelo, luge, patinação e esqui. Dentro dessas modalidades, existem 15 disciplinas que serão disputadas em Pequim:

  • Biatlo
  • Bobsled
  • Combinado nórdico
  • Curling
  • Esqui alpino
  • Esqui cross-country
  • Esqui estilo livre
  • Hockey no gelo
  • Luge
  • Patinação artística
  • Patinação de velocidade
  • Patinação de velocidade em pista curta
  • Salto de esqui
  • Skeleton
  • Snowboard

No total, 109 eventos acontecerão durante os Jogos. Equipes de 95 países vão disputar as Olimpíadas.

Entenda cada modalidade em nossos Guias dos Jogos de Inverno.

Quais são as mascotes para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022?

O mascote oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim é um panda chamado Bing Dwen Dwen, inspirado no animal nacional da China. No mandarim, “Bing” possui diversos significados, sendo o mais comum “gelo”, mas também simbolizando pureza e força. Já “Dwen Dwen” significa robustez e vivacidade, além de representar as crianças.

“Bing Dwen Dwen está com o seu corpo inteiro envolvido em uma “concha” de gelo, que lembra um traje de astronauta – um tributo para abraçar novas tecnologias para um futuro com infinitas possibilidades. A concha também ajuda o panda a patinar, a praticar snowboard e a esquiar ao lado dos atletas Olímpicos”, explica a organização da Olimpíada.

Onde assistir os Jogos de Inverno?

O SporTV fará mais de 160 horas de transmissões ao vivo das Olimpíadas de Inverno de Pequim. O canal ainda deve lançar um programa especial diário abrindo todos os dias de competição no horário nobre. A TV Globo também deve transmitir mais de 70 horas dos Jogos. Ambos os canais podem ser acessados no serviço de streaming GloboPlay, além da televisão.

Lembrando que o fuso horário de Pequim é GMT+8, ou seja, 11 horas a mais que o Brasil.

As Olimpíadas de Pequim 2022 terão público?

Devido à pandemia da covid-19, apenas os residentes da China que atendam aos protocolos contra o novo coronavírus poderão comprar ingressos e comparecer nos Jogos.

Cerimônia de Abertura dos Jogos de Inverno 2022

Também devido à pandemia, a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Inverno de Pequim será mais curta e mais simples do que o icônico evento que iniciou os Jogos de Verão na cidade em 2008.

A Cerimônia está programada para ter uma duração estimada em 1 hora e 40 minutos e cerca de 3.000 artistas no palco do Estádio Ninho do Pássaro. Em 2008, a Cerimônia de Abertura durou quase 4 horas e teve 15.000 atores participando do espetáculo.

Qual a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno?

O Brasil vai levar 11 atletas para disputar as Olimpíadas de Inverno de Pequim-2022 em cinco modalidades. São eles:

  • Esqui cross-country: Jaqueline Mourão, Eduarda Ribeira e Manex Silva;
  • Bobsled: Jefferson Sabino, Erick Vianna, Edson Martins, Rafael Souza e Edson Bindilatti;
  • Skeleton: Nicole Silveira;
  • Esqui alpino: Michel Macedo;
  • Esqui estilo livre: Sabrina Cass.

Confira todos os detalhes dos atletas brasileiros convocados para os Jogos de Inverno 2022 aqui.

Os Jogos podem ser adiados ou cancelados devido à pandemia?

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e os organizadores das Olimpíadas de Pequim afirmaram que os Jogos continuarão conforme o planejado. No início de dezembro, Juan Antonio Samaranch, um alto funcionário do COI, afirmou: “No mundo de covid, você precisa ser flexível e capaz de se adaptar rapidamente às mudanças nas condições. Temos isso em Pequim.”

+ EUA, Canadá e Reino Unido fazem boicote aos Jogos de Inverno da China