Brasileiras não avançam no sprint por equipes do esqui cross-country

Por Redação

esqui-cross country
Jaqueline Mourão ainda disputará outras duas provas de esqui cross country em Pequim 2022. Foto: Alexandre Castello Branco / COB.

Recordista brasileira com oito participações em Olimpíadas, a veterana Jaqueline Mourão, 46 anos, estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno nesta terça-feira (8) em Pequim.

+ Guia dos Jogos de Inverno: tudo sobre o esqui cross-country em Pequim
+ Pequim 2022: após ganhar medalha, italiano testa positivo para Covid
+ Jogos de Inverno: Esquiador alemão sofre queda feia a 128km/h

Ao lado de Duda Ribeira, de 17 anos, que entrou de última hora nas Olimpíadas substituindo Bruna Moura, Jaqueline Mourão participou da fase classificatória do sprint por equipes no esqui cross-country.

Com o tempo de 4min05s60, a mineira ficou na 85ª colocação, enquanto Duda Ribeira, com 4min14s53, terminou em 89º lugar. A prova contou com 91 atletas e os 30 melhores tempos avançaram à próxima fase.

Foi a primeira vez que o Brasil competiu no sprint por equipes nos Jogos de Inverno. A modalidade consiste em percorrer um percurso de curta distância no menor tempo possível.

Jaqueline Mourão e Duda Ribeira ainda participarão de outras duas provas de esqui cross-country em Pequim 2022. As disputas acontecem no Centro Nórdico de Kuyangshu e no Centro de Biatlo em Zhangjiakou.

A modalidade é uma das principais e mais esperadas das Olimpíadas, já que é um dos apenas cinco esportes que fizeram parte de todas as edições de Jogos de Inverno, desde a primeira, em 1924, em Chamonix, França.

Quais são as provas de esqui cross-country?

Dentro da modalidade do esqui cross-country, serão disputados 6 diferentes eventos no feminino e no masculino (somando 12 provas, no total) nos Jogos de Inverno de Pequim, utilizando os dois métodos explicados acima, são eles:

  • Skiathlon: exige que o atleta use ambas as técnicas (clássica e estilo livre). O percurso masculino é de 30 km (em duas seções de 15 km) e o feminino é de 15 km (com duas seções de 7,5 km). Tanto no skiathlon masculino quanto no feminino, os esquiadores completam uma metade com o método de esqui clássico e a outra com a técnica do estilo livre. O skiathlon é uma prova de largada em massa, em que todos os atletas começam ao mesmo tempo. Isso também requer uma troca de equipamentos quando percorrida metade dela;
  • Clássico: corrida masculina de 15km e a feminina de 10km;
  • Largada em massa livre: método estilo livre, sendo o masculino de 50 km e o feminino 30 km;
  • Revezamentos: revezamento 4×10 km no masculino e 4×5 km no feminino. As equipes masculina e feminina são formadas por quatro atletas cada, sendo que as corridas começam com uma largada em massa. O primeiro esquiador a cruzar a linha de chegada é o vencedor, e a prova exige que as equipes participantes usem os dois métodos. Os dois primeiros atletas da equipe esquiam com o estilo clássico, enquanto que os dois últimos usam a técnica do estilo livre;
  • Sprint: corridas individuais (1.4 km para os homens e 1.2 km para as mulheres) em ambos os estilos. Os sprints são configurados de maneira muito parecida ao atletismo. Eles começam com uma fase de classificação e, a partir daí, os dois primeiros colocados em cada bateria avançam das quartas de final para as semifinais até que as fases finais sejam definidas e disputadas;
  • Sprint clássico por equipes: competições feminina e masculina do sprint por equipes (clássico). Este evento consiste de dois esquiadores por equipe, com o primeiro esquiador dando duas voltas no percurso de sprint. Em seguida troca com o seu companheiro de equipe, que então completa duas voltas. Este processo continua até que ambos os esquiadores tenham completado seis voltas completas. A primeira equipe que cruzar a linha de chegada vence.






Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo