Jantar tarde prejudica o organismo? O que dizem especialistas

Jantar tarde prejudica o organismo? O que dizem especialistas
Foto: Freepik

Você provavelmente já ouviu falar que deve evitar as refeições noturnas. Mas sabe o motivo? É possível que jantar tarde seja prejudicial ao organismo?

+ O melhor treino abdominal com peso do corpo

+ 6 práticas que estão acelerando seu envelhecimento

+ Tierra Del Fuego: explorando as ondas do Chile

De acordo com a nutricionista Lauren Manaker, consumir um lanche saudável antes de dormir pode ser benéfico para o organismo de pessoas com complicações como diabetes tipo 1, por exemplo. Isso porque a prática pode ajudar no controle da glicose (açúcar no sangue).

No entanto, existem ainda mais motivos pelos quais você não deve comer antes de dormir — a menos que tenha recomendação médica. Com informações do “Eat This, Not That!”, saiba o que dizem especialistas sobre refeições tardias.

Jantar tarde faz mal? O impacto das refeições noturnas no organismo

Mais gordura abdominal

“Para reduzir a gordura da barriga, você pode evitar lanches noturnos”, garante a nutricionista Trista Best. Ela explica que descobriu, junto a seus pacientes, que comer somente durante a luz do dia ocasiona perda de peso e de gordura abdominal.

“Por um lado, comer com base na luz do dia reduz sua janela de alimentação de cerca de 15 horas para apenas 12 horas”, diz ela. “Além disso, os alimentos que você normalmente consome depois de escurecer, quando quer petiscar, são mais densos em calorias e geralmente carregados com açúcar ou carboidratos refinados, que tendem a levar especificamente à gordura abdominal”, continua.

Refluxo gastroesofágico intensificado

Trista nota, ainda, que refeições tardias podem exacerbar sintomas de refluxo gastroesofágico. Segundo ela, os ácidos estomacais podem causar mal-estar à noite porque é nesse período que o intestino começa a desacelerar a digestão após um dia inteiro comendo.

Além disso, é improvável que você se movimente muito à noite. “É mais provável que você esteja sedentária ou deitada de costas [à noite], o que pode fazer com que o ácido no intestino suba para o esôfago”, explica.

Sono interrompido

Pode ser frustrante ter seu sono interrompido no meio da madrugada, mas isso pode acontecer ao jantar tarde. Segundo estudos, pessoas que comem cerca de três horas antes de ir para a cama estão mais propensas a acordar durante a noite.

Nesse sentido, você pode se beneficiar de algum tempo de digestão antes de ir para a cama, e consegue isso jantando mais cedo.

Restauração do glicogênio muscular

Apesar dos efeitos colaterais negativos, comer tarde pode trazer um benefício: a restauração do glicogênio muscular. De acordo com a nutricionista Rachel Fine, a prática é especialmente vantajosa para os músculos, pois ativa suas propriedades de reparo e resistência durante exercícios intensos.

“Especialmente para aqueles que se exercitam à noite e para os atletas, o glicogênio se esgota rapidamente. Portanto, restaurar seus níveis de glicogênio muscular com alimentos ajudará a manter a energia para a manhã seguinte”, detalha. “Comer à noite também pode ajudar a estimular a síntese de proteínas musculares, o que auxilia na reconstrução e recuperação muscular”, finaliza.