A Itália está prestes a oferecer aos turistas uma forma verdadeiramente única e sustentável de explorar suas maravilhas. O país está lançando uma série de trens vintage sob a marca FS Treni Turistici Italiani, prometendo uma experiência ferroviária inesquecível para os viajantes. Essa iniciativa vai além do simples transporte de um destino a outro; ela tem como objetivo mostrar as tradições e comunidades menos conhecidas da Itália, ao mesmo tempo que promove uma viagem sustentável.
Leia mais:
+ 5 receitas italianas que são ideais para seu pré ou pós-corrida
+ Vídeo: Vulcão Etna, na Itália, ‘cospe’ lava brilhante durante pôr do sol
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Os trens vintage vão operar em três categorias: Lusso (luxo), espressi (expresso) e omnibus-regionali. Essas encantadoras locomotivas serão operadas pela empresa estatal de trens da Itália, a Ferrovie dello Stato Italiane (FS).
Para aqueles que procuram luxo, o serviço Orient Express La Dolce Vita, previsto para ser lançado em 2024, vai transportar os passageiros em uma viagem de longa distância com toda a opulência. A bordo, os hóspedes vão se deitar na era dourada das viagens, cercados por elegância clássica e beleza atemporal.
Enquanto isso, os serviços omnibus-regionali oferecem uma opção mais econômica e tranquila. Essas rotas de ritmo mais lento vão percorrer as magníficas paisagens da Itália e parar em cidades e vilarejos pitorescos, com ricas tradições gastronômicas. Os viajantes poderão saborear iguarias locais e experimentar a verdadeira essência do país.
Já os serviços expressos transportarão eficientemente os passageiros de grandes cidades para destinos turísticos populares, como a costa da Toscana. Um trem noturno vai percorrer as regiões do sul, proporcionando uma jornada memorável e conveniente. Os viajantes ficarão encantados ao encontrar algumas carruagens vintage equipadas com comodidades modernas, como salas de reunião e armazenamento para esquis, combinando nostalgia com praticidade.
Para aqueles que buscam uma curta pausa sem complicações, a rota do ‘trem de cruzeiro’ é a opção perfeita. Os turistas podem embarcar no trem em Roma na noite de sexta-feira, desfrutar de um jantar e relaxar em uma cabine de dormir. Após uma noite de sono tranquilo, estarão prontos para aproveitar as pistas na pitoresca estação de esqui de Cortina d’Ampezzo. Ao retornar no domingo à noite, o trem os levará de volta à cidade, revigorados e renovados.
O que torna essa iniciativa única é seu foco na sustentabilidade. A Itália tem enfrentado os efeitos negativos do excesso de turismo nos últimos anos, com milhões de pessoas indo para destinos populares, como Veneza. Para combater isso, o vice-primeiro-ministro da Itália, Antonio Tajani, explicou que o novo programa faz parte de uma “estratégia moderna de turismo” com o objetivo de incentivar os turistas a explorar regiões menos conhecidas e apoiar as comunidades locais. As rotas estão previstas para serem lançadas já em 2024.