A International Surfing Association (ISA) oficializou sua proposta ao Comitê Organizador das Olimpíadas de Los Angeles 2028 (LA28) para a inclusão do Para Surf nos Jogos Paraolímpicos.
Segundo nota publicada pela ISA, o Conselho de Administração do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) confirmou que o Para Surf apresenta a viabilidade competitiva necessária, bem como os benefícios estratégicos para sua inclusão nos Jogos Paraolímpicos.
Especialistas apontam que o fato dos jogos serem realizados na Califórnia tem grande relevância e poderá influenciar positivamente a decisão do comitê organizador, uma vez que o estado norte-americano tem uma longa tradição de realizar competições de Para Surf, incluido os dois últimos mundiais da modalidade.
Em dezembro de 2022, Pismo Beach, na Califórnia, sediou a última edição do ISA World Para Surfing Championship. O evento registrou um número recorde de participação, com mais de 180 atletas representando 28 nações.
+ 7 praias brasileiras para aprender a surfar
+ Confira o calendário de 2023 da Copa do Mundo de MTB e da UCI World Tour
+ Conheça a onda de Pipeline, palco da 1ª etapa do Mundial de surf
O trbalho da ISA para a inclusão do Para Surf nos Jogos Paraolímpicos LA 2028 segue a mesma estratégia adotada para a confirmação, no ano passado, do surf shortboard no Programa Esportivo Inicial nos Jogos Olímpicos de LA.
O surf shortboard foi adicionado pela primeira vez ao programa de esportes olímpicos nos Jogos de Tóquio 2020 e novamente estará presente nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, reforçando o objetivo da entidade em manter o esporte permanentemente dentro do Ciclo Olímpico e Paraolímpico.