As férias escolares estão chegando e nada melhor para gastar a energia das crianças do que organizar uma viagem de aventura em família. Buscar o contato com a natureza, com novos desafios e atividades distintas do cotidiano são ótimas formas para desfrutar momentos de lazer, fortalecer os vínculos e desenvolver novas habilidades.
Um dos segredos que uso para a escolha do roteiro é alinhar as expectativas dos envolvidos e as possibilidades do destino: assim as chances de frustração são bem reduzidas. Para organizar uma experiência positiva, é fundamental considerar fatores como faixa etária, preferências e características. Nesse sentido, a seguir eu indico 5 destinos no Brasil que são interessantes para curtir a natureza com crianças.
Veja também
+ Jogo permite explorar a Amazônia por meio de simulação em 3D
+ Passeio em família: como planejar os lanches das crianças em aventuras ao ar livre
+ Quer criar filhos que amam a vida ao ar livre? Siga este exemplo da Noruega
Rio de Janeiro (RJ)
A cidade do Rio de Janeiro é um destino muito rico em opções de trilhas e passeios na natureza para famílias com crianças. De acordo com o ranking global de lugares mais bonitos da UNESCO, o Brasil está nas primeiras colocações graças às belas paisagens cariocas entre mar e montanha. A seguir, listamos alguns passeios para curtir e admirar esses visuais.
As atividades no Parque da Catacumba estão entre as mais queridas dos mini montanhistas. De intensidade leve, além de um parquinho agradável para os pequenos, conta com atividades de escalada e arvorismo para as crianças maiores e uma trilha que conduz a um mirante com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, tendo o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo.
Na Urca, é possível percorrer a trilha do Morro da Urca, e se divertir na Pista Cláudio Coutinho, num agradável e preservado ambiente que é constantemente visitado por saguis e pássaros. Fechando as dicas na Zona Sul, a sugestão é a trilha do Forte do Leme, que oferece um belo panorama da praia de Copacabana.
Uma das maiores áreas verdes urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca tem uma infinidade de opções. Desde trilhas simples, como da Cachoeira do Chuveiro e da Pedra Bonita, como as de maior complexidade, como Pedra da Gávea. A partir do estudo dos trechos da Transcarioca é possível identificar diversas possibilidades. Com tantas opções, o Rio é um cenário perfeito para curtir em família.
Itatiaia (RJ)
Itatiaia é uma pequena cidade do Sul Fluminense, localizada na Serra da Mantiqueira, à margem da Rod. Pres Dutra, a 176 km da cidade do Rio de Janeiro e 254 Km de São Paulo. Tornou-se um dos mais importantes destinos de aventura do país no ano de 1937 com a criação do primeiro parque nacional do país, o Parque Nacional do Itatiaia.
O Parque é dividido em duas partes. A Parte Alta está localizada na região do Planalto do Itatiaia e é caracterizada pelos campos de altitude e pelas nascentes de importantes bacias hidrográficas regionais. A parte baixa destaca-se pela beleza da vegetação e pelos cursos d’água apropriados para o banho, além do acesso facilitado pela Via Dutra.
Considerando a visitação com crianças, ambas as partes são interessantes. A vantagem da Parte Baixa relaciona-se à facilidade de acesso e às atividades com água nos rios e cachoeiras. Destacam-se Lago Azul, Piscina Natural do Maromba e Cachoeira Véu da Noiva.
Já a Parte Alta impressiona pelas formações rochosas, pelas atividades de travessias e escalada, além da possibilidade de acampamento ou pernoite no tradicional Abrigo Rebouças. Morro do Couto, Agulhas Negras, Prateleiras e Circuito dos 5 Lagos são passeios viáveis e incríveis.
A Mantiqueira é praticamente nosso quintal de treinos. Amamos estar lá e quando levamos nossa pequena ela ficou amarradona. Passamos uma noite no Abrigo Rebouças e ela curtiu muito com os outros montanhistas que encontramos. O passeio também foi sucesso. Ela tinha 2 anos e meio, caminhou e escalou bastante na trilha do Morro do Couto.
Chapada Diamantina
Localizada na Bahia, a Chapada Diamantina é um dos destinos mais fantásticos de ecoturismo e aventura do Brasil. Existem inúmeras possibilidades de passeios, incluindo visitas a cavernas, cachoeiras, piscinas naturais e rios. Por aqui, muitos praticantes de trekking apontam esse destino como seu preferido.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem mais de 150 mil hectares e sua infraestrutura turística desdobrada nas cidades de Andaraí, Iramaia, Itaetê, Lençois, Mucugê e Palmeiras. Com mais de 300 Km de trilhas, intercaladas por campo rupestre, cerrado e mata atlântica, também abriga cachoeiras paradisíacas como a cachoeira da Fumaça, Fumacinha e Buracão.
Com tantas atividades de aventura e contemplação, crianças que apreciam estar na natureza certamente vão aproveitar muito. A variedade de fauna e flora é impressionante e existem inúmeras possibilidades de passeios. Devido à complexidade de algumas atividades, é interessante ter especial atenção na fase do planejamento para não surpreender prestadores de serviço com a presença de crianças no grupo. É um destino que já visitamos e queremos voltar com a Maya.
Fernando de Noronha
Fernando de Noronha é um arquipélago pernambucano distante 545 Km de Recife. Com uma incrível riqueza de fauna e flora, o arquipélago é dividido entre o Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) e a Área de Preservação Ambiental (APA), criada em 1986 para conciliar a ocupação humana, turismo e proteção do meio-ambiente.
Adotando um assertivo controle de números de visitantes, Noronha oferece uma sensação de segurança que favorece a liberdade das crianças durante a estadia. A calma e tranquilidade presente no cotidiano desse destino aliado à exuberante beleza natural e à felicidade dos profissionais da ilha, criam uma atmosfera muito favorável para a diversão da família inteira.
O ponto alto desse destino é a oportunidade do contato com a natureza real, particularmente com a vida marinha. Animais como tartarugas, golfinhos, raias, cardumes de peixinhos coloridos e até tubarões são facilmente avistados nas maravilhosas praias. Entre as principais atividades, destacamos os mergulhos, passeio de canoa, passeios de barco, visita ao Projeto Tamar e as imperdíveis praias do Sancho, do Sueste e Cacimba do Padre.
Visitamos a ilha com nossa filha quando ela tinha 1 ano e foi incrível. Ela adorou ver o sol nascendo de dentro da canoa, ficou encantada ao remarmos ao lado dos golfinhos e muito impressionada com a atividade que o Projeto Tamar desenvolve com as tartarugas nas areias da praia do porto. Essa trip é sucesso garantido.
Monte Roraima
Apesar de ser um destino que envolve uma logística internacional de entrada pela Venezuela, por estar na tríplice fronteira de Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima fecha essa lista, figurando como uma das atrações naturais mais bem avaliadas do mundo.
O Roraima é um tepui, uma formação característica do planalto das guianas que tem um formato de mesa, sendo caracterizada pela existência de imensos platôs cercados por falésias. É um lugar mágico, com uma das formações mais antigas do planeta.
Devido às características das rochas, explorar o Monte Roraima com crianças é uma jornada que transcende as fronteiras da imaginação. Durante nossa experiência, em 2016, ficamos brincando de nomear as figuras abstratas semelhantes à brincadeira infantil de descrever figuras em nuvens. Ainda não levamos nossa filha para esse passeio, mas o Fernando Barros, da Cria Outdoor, acabou de retornar de lá com as filhas e recomendou fortemente.
O melhor acesso ao topo é pelo Parque Nacional Canaima, assim essa aventura demanda uma preparação meticulosa, com um nível de logística mais robusto, incluindo traslados, guias e registros no parque. Viver uma experiência dessa em família desafia vários limites, mas fortalece os vínculos e constrói memórias significativas para vida toda.
Edinho Ramon e Bia Carvalho são pais da Maya, criadores da página Sua Casa é o Mundo e diretores do filme Lugar de Criança. Aqui na Go Outside eles assinam a coluna Infância Outdoor.