Homem é resgatado ao tentar refazer passos de tragédia em Yosemite

Por Redação

yosemite
Foto: Shutterstock.

Um homem com cerca de 60 anos tem sorte de estar vivo depois de tentar refazer os passos de uma família que morreu de desidratação enquanto caminhava perto do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia (EUA), em 2021.

Jeremy Briese, xerife do condado de Mariposa, disse que o homem – que não foi identificado – desapareceu ao longo de Hites Cove/Savage Lundy Trail no último dia 28 de junho.

Leia mais

+ Veja a Cachoeira de Fogo de Yosemite: as fotos são incríveis

+ Garrafinha ou mochila de hidratação: como levar água para trilha?

+ Califórnia decide pela proteção de invertebrados, como abelhas e borboletas

A rota era o local onde os californianos Jonathan Gerrish, Ellen Chung, sua filha de um ano, Aurelia, e o cachorro da família, Oski, foram encontrados mortos em agosto de 2021.

A tragédia em Yosemite gerou intriga nacional depois que os investigadores inicialmente não conseguiram determinar a causa da morte. Uma investigação meses descobriu que eles morreram de desidratação e exposição ao calor.

De acordo com a polícia local, o homem desaparecido, que veio de Michigan, estava tentando investigar a morte da família seguindo seus passos.

“Ele não era local e falou com o relator sobre as mortes anteriores e a causa dessas mortes, que ele achou ‘estranhas’ e queria fazer algumas pesquisas pessoais por conta própria”, disseram os xerifes em comunicado.

De acordo com o relato oficial, as autoridades receberam um telefonema em 29 de junho relatando um homem desaparecido na trilha. A pessoa que ligou encontrou o homem na trilha no dia anterior e soube da intenção do homem de pesquisar as mortes. Depois de ver o veículo alugado do homem estacionado no início da trilha no dia seguinte, ela ligou para as autoridades.

Com a ajuda de um helicóptero, os socorristas encontraram o homem ao longo da Hites Cove Road. O homem foi descrito como tendo cerca de 60 anos, aproximadamente 1,60m, e vestindo calças de moletom.

“É difícil não ficar bravo com essa missão de resgate particular”, disse Briese. “Ter alguém propositalmente se colocando em perigo, usando recursos vitais e potencialmente colocando a segurança de nossa equipe em perigo, tudo para tentar provar que estamos errados é enlouquecedor e francamente doentio”.

Em um comunicado, as autoridades disseram que o homem reclamou de ter que passar a noite no fundo da Hites Cove Trail porque não conseguiu localizar o local exato onde a família havia morrido. Ele tentou várias vezes telefonar para pedir ajuda, mas suas ligações não foram completadas.

“Ele tinha dois recipientes de água com ele e estava preocupado por ser forçado a beber água que obteve da área do rio e queria saber se havia testes atualizados de algas”, disse o comunicado.

De acordo com o Los Angeles Times, os médicos trataram o homem com bolhas nos pés e desidratação antes de ele deixar o local em seu carro.