Um guia Sherpa nepalês morreu enquanto descia do cume do Monte Makalu (8.485m), a quinta montanha mais alta do mundo, nesta segunda-feira (6). A informação foi confirmada por autoridades do Departamento de Turismo do Nepal ao Everest Chronicle. A morte de Lakpa Tenji Sherpa, de 54 anos, é a primeira da temporada em montanhas acima de 8.000 metros.
+ Naila Kiani se torna primeira paquistanesa a chegar no topo do Makalu
+ Drones poderiam salvar vidas no Everest?
Lakpa Tenji era um guia membro da famosa agência nepalesa Seven Summit Treks. Rakesh Gurung, chefe da seção de montanhismo do Departamento de Turismo, informou ao veículo que o Sherpa morreu no Acampamento III “enquanto seus colegas guias o levavam para baixo”, disse.
Na segunda-feira, a Seven Summit Treks publicou um post no Instagram anunciando a conquista do cume do Makalu por 12 montanhistas, incluindo Lakpa Tenji e os demais guias sherpas da empresa.
A publicação também anunciava a conquista de Allie Pepper, que se tornou a primeira mulher australiana a chegar no topo do Makalu sem o uso de oxigênio complementar. “O cume mais difícil da minha vida e não é fácil descer. Tão épico, tão exaustivo, tão exposto. Conquistamos o cume por volta das 03:00, agora estamos descendo. Estou tão cansada”, disse a montanhista no post.
Nenhuma menção à morte do guia Sherpa foi feita e a Seven Summit Treks também não deu resposta imediata ao Everest Chronicle sobre o acontecido. No entanto, a agência informou ao Departamento de Turismo que Lakpa Tenji não estava se sentindo bem durante a descida.
Ver essa foto no Instagram