Aqui estão algumas funcionalidades que eu realmente nunca pensei que veria em um relógio: mapas topográficos subaquáticos; um rastreador de prontidão para mergulho; mensagens de texto embaixo d’água. Surpreendentemente, todas essas funcionalidades existem no Garmin Descent Mk3i, o smartwatch e computador de mergulho mais desejado e de ponta no mercado. Após dois meses usando o Mk3i para correr, caminhar e mergulhar, posso dizer com confiança que é o único relógio de que precisarei por um bom tempo, e, alto preço à parte, é uma escolha óbvia para quem passa tempo embaixo d’água.
Como funciona como um smartwatch regular?
Descobri que a maioria dos relógios de mergulho que também afirmam funcionar como smartwatch diários não valem o custo. Há quase sempre compromissos, como integração ruim com aplicativos, design volumoso ou técnico e telas difíceis de ler, especialmente embaixo d’água. (Os “relógios de mergulho” de luxo não são úteis para a fitness em terra ou embaixo d’água).
Veja também
+ Como smartwatches e apps determinam as zonas de frequência cardíaca?
+ Por que a natação em águas abertas tem tudo para ser o seu próximo esporte
+ 7 equipos essenciais para uma viagem de aventura com crianças
O Mk3i possui o mesmo sistema operacional e funcionalidades que os smartwatches de alta gama da Garmin, como o preferido da Outside USA, o Fenix 7X, ou o mais sofisticado epix Pro. Ele tem uma precisão de GPS excepcional e vem com mapas pré-carregados, excelente rastreamento de atividades físicas, integração sem problemas com aplicativos de terceiros como Spotify e menus fáceis de navegar. Importante, ele também tem uma aparência elegante: além do visor maior, de 51 milímetros, o Mk3i não pareceria deslocado em um restaurante sofisticado.
Bem-vindo ao futuro
Como um computador de mergulho básico, ele faz tudo excepcionalmente bem. Seu algoritmo de descompressão Bühlmann ZHL-16C funciona como deveria. A integração com o ar (nos modelos “i”) usando o novo transceptor T2 da Garmin nunca falhou ou perdeu conexão. Definir rumos e navegar embaixo d’água são fáceis com a bússola. Criticamente, o brilho e a nitidez da tela são de outro nível. O Mk3i tem uma tela touch AMOLED colorida de 454×454 pixels, uma melhoria em relação ao Mk2, que tinha uma tela MIPS que refletia luz. Mesmo sendo uma pessoa com vista cansada, não tive problemas para ler meu relógio sentado em um barco de mergulho sob o sol do meio-dia.
Agora, para as coisas estilo James Bond. Sim, você pode enviar mensagens embaixo d’água. Seis mensagens básicas pré-carregadas (“Você está bem?”, “Venha até mim”, etc.) viajam via sonar “Subwave” para qualquer pessoa usando um transceptor T2. Não tive a chance de testar isso, já que meu parceiro de mergulho estava usando um Mk2 e um transceptor T1 mais antigos, mas outros mergulhadores me dizem que funciona como anunciado. Parece ser mais útil em cenários de baixa visibilidade onde sinais de mão são impossíveis, mas para parceiros de mergulho regulares que investem no equipamento, é um benefício muito legal.
Apesar da incapacidade de enviar mensagens ao meu parceiro, ainda consegui ver a pressão do tanque dele, a distância e a profundidade no meu relógio, o que significava que eu nunca tinha que me preocupar se ele estava ficando sem ar ou se afastando demais. A capacidade de rastrear até oito transceptores diferentes é uma mudança de jogo para instrutores de mergulho com grupos grandes.
Outras funcionalidades futuristas? DiveView Maps, um mapa topográfico subaquático altamente detalhado que permite ver exatamente onde você está entrando (infelizmente, não rastreia você abaixo da superfície). Um “índice de prontidão”, similar a uma pontuação de recuperação de treino em outros dispositivos de rastreamento, julga sua alerta e saúde física para mergulho com base em quão bem você tem dormido, frequência cardíaca, jet lag e outros indicadores. Isso, no entanto, foi a única vantagem do Mk3i que achei supérflua. Se eu recusasse mergulhar após cada voo noturno, eu nunca mergulharia. Por último, o relógio possui uma lanterna super brilhante que inicialmente pensei ser um pouco boba, mas provou ser muito útil para espiar em fendas escuras em busca de polvos e outras criaturas reclusas.
A coisa mais milagrosa sobre o Mk3i é sua vida útil da bateria. A Garmin afirma até 66 horas no Modo Mergulho. Passei três dias completos mergulhando em Cozumel, no México, e mais um dia mergulhando em cavernas em cenotes fora de Mérida, e ainda tinha 89% da bateria. Para referência, o Mk2 tinha aproximadamente metade dessa vida útil da bateria, e alguns concorrentes mal conseguem passar um dia de mergulho. Se você levasse o Mk3i em uma viagem de duas semanas em um liveaboard e esquecesse seu carregador, provavelmente duraria toda a viagem.
O alto preço da perfeição
Previsivelmente, o Mk3i tem uma grande desvantagem: o preço. A versão de 51mm custa a partir de US$ 1,6 mil (cerca de R$ 8,2 mil), fazendo dele um dos smartwatches mais caros que a Garmin fabrica. É caro demais para alguém que só mergulha uma ou duas vezes por ano. No entanto, se você precisa de um relógio de rastreamento de fitness de ponta e é um mergulhador regular, o desempenho excepcional em ambos os casos de uso justifica o gasto.