Um novo filme da Patagonia conta a história de Lor Sabourin, pessoa escaladora profissional transgênero e não-binária do Arizona (EUA). O/a atleta é o(a) novo(a) embaixador(a) da marca de roupas e acessórios de esportes de aventura.
+ Brasileira é destaque em filme sobre discriminação e racismo na escalada
+ Comitê Olímpico adia diretrizes sobre atletas trans para 2022
O longa chamado “They/Them” (pronomes utilizados para se referir a pessoas não-binárias na língua inglesa) foi dirigido pelos cineastas Blake McCord e Justin Clifton e lançado em outubro no YouTube.
O documentário acompanha a escalada de Sabourin em uma parede de arenito de 180 metros chamada de o “Primo da Morte”, no norte do Arizona, ao longo de dois meses.
+ Começando nos esportes de aventura: como praticar escalada esportiva
Entre as filmagens de Sabourin em uma das escaladas mais desafiadoras que fez até hoje, o filme mostra a sua vida como pessoa alpinista não-binária, seu papel na comunidade de escalada e sua infância, que incluiu a exploração da sua identidade de gênero e recuperação de um transtorno alimentar e de exercícios.
Ver essa foto no Instagram
“Estamos contando a história de Lor, mas há muitos aspectos dessa história que são tão relacionados a qualquer pessoa, independentemente de qual seja sua identidade ou se é um alpinista ou não”, disse o diretor Blake McCord.
Sabourin trabalha como treinador(a) para o The Warrior’s Way em Flagstaff, um programa de treinamento mental que se concentra em ajudar escaladores com os componentes mentais do esporte, que Sabourin acredita que muitas vezes são esquecidos.
A maior parte de seu trabalho como treinador(a) de escalada e guia se concentra em como os escaladores podem lidar com o medo de cair, controle do estresse e ansiedade que podem prejudicar todo o potencial de um escalador.
‘”As pessoas não percebem que o aspecto mental da escalada é um conjunto tangível de habilidades que elas podem realmente desenvolver”, diz Sabourin. “Algumas pessoas simplesmente acham que você tem um bom jogo mental ou não… Então, com o meu trabalho, é muito legal poder devolver às pessoas a alegria de suas atividades favoritas”, completa.
Assista o filme sobre de Lor Sabourin, pessoa escaladora profissional transgênero e não-binária: