Afinal, existe alguma forma de fazer a menstruação descer?

fazer a menstruação descer
Foto Shutterstock

Não tem erro: a menstruação adora aparecer nos momentos mais inoportunos. Quem nunca ficou menstruada um dia antes de sair para uma semana de férias? Nessas horas, tudo que você queria era achar um fazer a menstruação descer, certo?

Mas será que isso é possível? Definitivamente parece loucura, mas existe alguma maneira de acelerar as coisas se você quer que sua menstruação venha?

Como é um ciclo normal de menstruação?

Os ciclos menstruais geralmente duram 28 dias, mas qualquer coisa entre 24 e 38 dias é considerada “regular”. Contudo, é bom saber que períodos irregulares de vez em quando não são algo para se preocupar.

Se ele sempre varia, você deve ver seu ginecologista. Dessa forma, seu médico pode descartar desequilíbrios hormonais causados pela síndrome do ovário policístico, a transição da menopausa (perimenopausa), menopausa, estresse ou um distúrbio da tireoide.

+ Como a menstruação afeta a performance no esporte
+ Como lidar com a menstruação em viagens 

Mas regular ou irregular, às vezes você quer que sua menstruação apenas chegue antes. Mas isso é possível? Primeira coisa: pergunte-se por que está tão ansiosa para a menstruação vir logo. Se é porque você tem férias planejadas, desculpe, mas você não está com sorte.

Sim, uma pesquisa rápida na internet te mostrará uma longa lista de remédios que alegam induzir seu período. suplementos de vitamina C, aspirina, gengibre, açafrão, chá de canela, técnicas de relaxamento, sexo ou uma compressa quente ou banho, para citar apenas alguns. Mas, embora você provavelmente encontre alguém que possa atestar que cada um desses métodos funciona, para a ciência não é bem assim.

Não há dados científicos que mostrem que qualquer um desses métodos induzirá seu período. Inclusive é desaconselhado pelos médicos tentar fazer com que sua menstruação venha mais rápido sem antes ser avaliada por um profissional qualificado.

Fazer a menstruação descer: como funciona

Mas a resposta final é: sim, dá para antecipar sua menstruação. Existem alguns medicamentos hormonais que podem ser usados para induzir a menstruação. Contudo, eles só devem ser usados se forem considerados necessários pelo seu médico em situações muito específicas.

Veja alguém com síndrome do ovário policístico, por exemplo. O médico pode prescrever um medicamento para induzir um período para fins de saúde. Podemos considerar que induzir um ciclo (como períodos prolongados sem menstruação) pode aumentar os riscos de espessamento anormal do revestimento. Mas, novamente, isso é algo que precisa ser discutido com seu ginecologista.

Ah, uma última coisa: teoricamente, se você parar sua pílula anticoncepcional aleatoriamente no meio do caminho, sua menstruação provavelmente virá mais cedo do que o normal devido à mudança hormonal.