A menstruação é, para muitas mulheres, um empecilho no momento de aproveitar ao máximo as condições tão sonhadas de uma aventura ao ar livre. E também um “problema” com o qual pode ser mais complicado de lidar em um ambiente mais selvagem.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de experts outdoor para ajudar as amigas a curtirem a natureza mais à vontade, com higiene garantida:

Organização

É importante ter um método definido para que os seus “itens de necessidade íntima” para menstruação estejam sempre à mão, prontos para o uso no momento de necessidade. Para isso, separe um saco estilo “ziploc” específico para este uso, com seu copinho e/ou absorventes, álcool em gel para limpeza e lencinhos umedecidos. Separe também um outro saco plástico estilo ziploc para ser o “lixo” (já que é necessário trazer TUDO de volta). Estes dois saquinhos podem ficar dentro de um outro, maior, para que você só tenha que fuçar a mochila uma vez para encontrar tudo o que precisa.

+ 6 maneiras bem simples para você produzir menos lixo
+ Lições básicas para cuidar dos dentes durante uma viagem outdoor

Uma estrategia comum é forrar o saquinho de “usados” com silver tape ou outra fita adesiva escura, para que o lixo não fique acondicionado em um recipiente transparente. Para amenizar o cheiro, deixe dentro dele um saquinho de chá seco ou alguns grãos de café, que auxiliam a absorver os aromas – isso é ainda mais importante se você está acampando/viajando em um lugar onde atrair animais selvagens é uma questão perigosa.

Copinho ou absorventes?

O agora famoso copinho menstrual (um copinho de silicone usado de maneira parecida a de absorventes internos) tem inúmeras vantagens: você tem que levar apenas um item (ao contrário de vários absorventes), não produz lixo nenhum e não expõe seu corpo a tóxicos nocivos presentes em absorventes comuns. Durante um acampamento selvagem ou trilha longa, você pode esvaziá-lo no mesmo buraco que usar para ir ao banheiro. No entanto, é recomendável adaptar-se ao uso do copinho antes de tentar usá-lo em uma situação mais “perrengue”. Também é preciso planejar a limpeza do item e das mãos – lencinhos umedecidos podem ser uma boa saída.

Se você preferir usar absorventes, lembre-se que todo o lixo deve ser trazido de volta – prepare-se para carregar seus absorventes usados até encontrar o lixo mais próximo, mesmo que isso leve dias.

Limpeza

Para evitar qualquer contaminação, lave as mãos com água e sabão sempre que possível em um acampamento, e use álcool em gel ou lenços umedecidos em uma trilha.

SEM DOR-DE-CABEÇA: A norte-americana Heather Hansman, que optou por não menstruar (Foto: Heather Hansman)

Sem sofrência

Em um artigo para a Outside norte-americana, a aventureira Heather Hansman escreveu sobre como seu DIU hormonal, que impede que ela menstrue, é seu equipamento mais precioso. “Não preciso me preocupar como estresse de lidar com a minha menstruação na natureza selvagem, nem com o acondicionamento do lixo gerado por ela, nem se estou perto de uma farmácia para comprar absorventes”, diz. “Não menstruar enquanto estou na natureza elimina uma série de problemas, e me dá mais agilidade e poder ao ar livre. Eu levo o meu corpo inteiro quando viajo, e quero ter controle sobre ele todo”.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo