Exercícios para idosos: saiba como ter uma vida mais ativa e saudável

Exercícios para idosos: saiba como ter uma vida mais ativa e saudável
Foto: Reprodução / Rawpixel

Com o tempo a perda de massa e força muscular ocorre de maneira espontânea, mas praticar exercícios pode auxiliar a desacelerar esse efeito natural do corpo. Para os idosos, esse efeito no corpo é uma realidade mais palpável e as atividades físicas podem ajudar não apenas a retardar esse processo, como ajudar na prevenção de doenças, além de proporcionar uma vida mais ativa e saudável.

+ Treino de perna e glúteo: exercícios combinados sem equipamento

+ Intestino preso: 5 sucos laxantes para melhorar a saúde intestinal

+ Maconha e saúde mental: planta combate ansiedade e depressão

Os exercícios para idosos podem ajudar no processo de fortalecimento muscular, e costumam ser bem funcionais. Os exercícios devem ser feitos com acompanhamento de um profissional, para que ele possa fazer uma avaliação física e recomendar exercícios que combinam com a rotina e condicionamento físico de cada idoso.

Benefícios da atividade física

A atividade física é algo que trás benefícios a longo prazo, então é sempre importante ter em mente que os resultados não serão instantâneos, mas a curto prazo o bem-estar pode ser visível. Além disso, com os exercícios diários, você terá:

  • Melhora no humor;
  • Melhora no equilíbrio e flexibilidade;
  • Melhor capacidade aeróbica;
  • Aumento e manutenção da massa muscular;
  • Taxas de gordura do sangue reduzidas;
  • Redução do risco de sofrer AVC;
  • Prevenção de alguns tipos de câncer;
  • Controle da hipertensão arterial e diabetes;
  • Auxilia na diminuição de doenças mentais;
  • Redução do estresse.

Esses são apenas alguns pontos que podem melhorar com a prática de exercícios físicos feitos diariamente.

Os exercícios devem ser feitos pelo menos 3 vezes por semana, com acompanhamento de um fisioterapeuta ou um profissional de educação física, para que acidentes não ocorram durante o processo. E caso você sinta algum tipo de dor durante as atividades, é fundamental que seja interrompido imediatamente.

Hoje em dia, é possível fazer atividade física em casa com auxilia de itens próprios do local, e a internet pode ser uma fonte bem bacana para aprender a fazer alguns exercícios, como a ginástica na cadeira, por exemplo. O personal trainer e youtuber Aurélio Alfieri ensina várias sequências de exercícios, para que você possa ter um pouco dessa independência em casa.

Praticar os exercícios diariamente vão trazer inúmeros benefícios, como foi mencionado anteriormente, mas o resultado que você perceberá a curto prazo é o bem estar e melhora no humor. Movimentar o corpo pode ajudar na produção de endorfina, que é o hormônio do bem estar.

Confira alguns exercícios que podem te ajudar a ter uma vida mais saudável!

Caminhada

exercício para idosos
Foto: Rawpixel

Além de promover convívio social, ela ajuda no fortalecimento dos músculos e articulações, melhorando também o ritmo cardíaco. Para praticar essa atividade física é importante lembrar de deixar a coluna sempre ereta, usar roupas confortáveis e um tênis adequado para a atividade.

Esse exercício deve ser feito no seu ritmo, começando por trajetos curtos e ir aumentando gradualmente. O tempo pode variar, mas o recomendado é que se faça no mínimo 30 minutos, pelo menos 3 vezes por semana. Mas isso pode ser alterado de acordo com as suas condições físicas. E antes de sair para caminhar, não se esqueça de alongar bem, para evitar lesões durante o trajeto.

Andar de bicicleta

exercício para idosos
Foto: Rawpixel

Andar de bicicleta pode ser uma ótima alternativa para a terceira idade porque ajuda no fortalecimento das articulações, principalmente as dos joelhos, tornozelos e quadril, além de beneficiar os músculos das pernas e abdômen. Pedalar também auxilia a baixar a pressão arterial e aliviar as dores geradas pela artrite.

Natação

exercício para idosos
Foto: Rawpixel

Natação é um dos esportes mais indicados para a terceira idade porque auxilia no alongamento e fortalecimento dos músculos e articulações do corpo, sem que se gere um grande impacto nas articulações, que pode acabar sendo prejudicial nesta idade.

A natação ainda ajuda a aliviar dores geradas pela artrite, evitando a perda óssea e diminuindo o risco de doenças como diabetes ou hipertensão, por exemplo. Outra atividade física feita na água que pode ajudar bastante é a hidroginástica, que além de proporcionar os benefícios mencionados anteriormente, ajuda no desenvolvimento de resistência física e melhora o ritmo cardíaco.

Pilates

exercício para idosos
Foto: Rawpixel

Para quem precisa de um condicionamento físico melhor, tendo mais flexibilidade e força, o pilates pode ser uma alternativa adequada. Ele também ajuda a estimular a circulação sanguínea, melhora a postura e alivia o estresse.