Exercício físico e bem-estar no trabalho

Por Bianca Vilela*

trabalho
Imagem Shutterstock

Como já falei aqui na coluna, a pandemia e os reflexos dela no nosso estilo de vida fizeram com que muitos de nós enxergássemos a importância de cuidarmos, nós mesmos, da nossa saúde. Consequentemente, esse cuidado refletiu na nossa rotina profissional. Afinal, exercício físico e bem-estar no trabalho estão completamente ligados. 

Enquanto algumas pessoas precisaram se reinventar dentro de casa, outros perceberam a diferença no organismo quando ficaram limitados ao espaço de suas casas e decidiram que era hora de mudar (lembra da história do Leo?).

Trabalho e saúde

Se no trabalho a gente costuma dar uma pausa para tomar um cafezinho de tempos em tempos, em casa a chance de ficarmos praticamente oito horas sentados é muito grande. Por isso, reforço tanto a importância das pausas ao longo do dia para exercícios compensatórios e alongamentos.

Da mesma forma, se no escritório muitos não percebiam a importância de contar com uma cadeira e um monitor adequados, agora, em casa, ficou muito mais fácil perceber isso. Muitos colaboradores, sem uma infraestrutura adequada, passaram a sentir dores e desconforto, seja na coluna, nos joelhos ou nos punhos, por exemplo. 

Não posso deixar de mencionar ainda os reflexos na saúde mental, uma vez que deixamos de sair de casa para trabalhar e passamos a viver no trabalho. Nesse cenário, reforço o que venho dizendo nos últimos meses: separe o seu dia em três partes, sendo oito horas para o trabalho, oito horas de lazer e oito horas de descanso (com aquele bom sono reparador). 

Como garantir qualidade de vida

Ergonomia é a pauta da vez. Como todo mundo precisou adaptar espaços de casa para poder trabalhar, estão todos sedentos por bons materiais e cursos que nos garantam qualidade de vida no trabalho (e em casa). 

É isso que trabalhamos nos cursos de ergonomia, com equipe de técnicos de segurança no trabalho, fisioterapeutas e, inclusive, nutricionistas. Mas não adianta só falar, é preciso viver isso, criar uma cultura de saúde e de trabalho seguro, por meio, por exemplo, de um comitê de saúde e segurança do trabalho. A mudança só acontece quando vem de dentro, do núcleo, e é verdadeira.

Corpo são, mente sã

A gestora de pessoas Mellie Morais é daquelas que amam praticar atividade física, uma verdadeira esportista que inspira pessoas por onde passa! Seu estilo de vida e sua rotina focada em hábitos saudáveis são seus pontos fortes. Ela mesma, não só viu sua rotina mudar com a chegada da pandemia, como aprimorou suas técnicas, explorando novas possibilidades. 

“Eu era muito focada em musculação, com o isolamento e o home office comecei a experimentar outras coisas, como pilates, yoga, natação e bike speed”, conta. 

Para ela, treinar não é apenas um meio de manter o corpo são, mas, como costumo falar aqui, uma maneira de deixar corpo e mente em perfeito equilíbrio. “As coisas não são separadas. Eu sinto que o meu cérebro é o reflexo do meu corpo, eles trabalham juntos e em total sintonia, o que impacta tanto na minha vida pessoal quanto profissional”, afirma. 

Mellie também ressalta um ponto fundamental, a imunidade! Segundo a esportista, ela não se recorda qual foi a última vez que ficou doente, ou precisou se ausentar do trabalho por conta de algum problema de saúde. 

Para ela, a atenção à saúde mental e física nunca foi tão evidente. Afinal, quem não quer uma prevenção extra em um momento como este? “A gente ganha imunidade em uma conquista diária, por isso falamos em estilo de vida, porque precisamos adotar um conjunto de hábitos para conquistar isso. Eu vejo que o confinamento fez com que muitas pessoas ressignificassem suas vidas, prioridades e opções, o que é bem legal de ver.”

Conclusão

Bem-estar físico e mental nunca estiveram tão em alta e é, sem dúvida alguma, uma tendência que veio para ficar. Então, como você está cuidando da sua saúde?

Empresários devem estar atentos à qualidade de vida de seus colaboradores, sobretudo a distância, quando muitos não têm um espaço adequado para trabalhar. Ao mesmo tempo, não podemos tirar a responsabilidade de cada um em desenvolver bons hábitos. 

Como sempre gosto de reforçar, ficam aqui algumas dicas: faça um pequeno aquecimento antes de começar a sua rotina de trabalho, lembre-se de fazer pausas ao longo do dia para os exercícios compensatórios, então finalize o dia com mais um pouco de alongamento, agora com foco no relaxamento (como explico neste texto). Agora é com você!

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos.
Instagram: @biancavilelaoficial