O Brasil foi considerado o segundo país mais perigoso do mundo para mulheres que viajam sozinhas. A afirmação é do Women’s Danger Index, um novo índice de periculosidade para mulheres, que classifica os países mais arriscados do mundo para pessoas do gênero.
Os jornalistas norte-americanos Asher e Lyric Fergusson, que trabalham com conteúdos de segurança de viagem, criaram o estudo na tentativa de ajudar a determinar os piores lugares para mulheres que viajam sozinhas. “Enquanto viajávamos como um casal, passamos por situações desconfortáveis e ouvimos histórias de horror de muitas mulheres que sem companhia”, diz Lyric Fergusson. “Em vez de confiar em boatos e anedotas, pensamos que seria bom saber quais países são os piores e os mais seguros baseados em fatos concretos.”
+ Sozinha, de carona e couchsurfing pela América Latina
+ O que você precisa saber antes de viajar sozinho
O casal classificou os 50 países com mais turistas internacionais usando oito fatores, que incluem segurança nas ruas para mulheres, homicídio intencional de mulheres, violência sexual, discriminação e desigualdade de gênero. Os dados foram compilados com base em informações desde dados da ONU Mulheres (2016) até o Equal Measures 2030 Gender Advocates Data Hub.
No topo da lista, está a África do Sul, considerado o pior país no quesito violência contra mulher praticada por não-parceiros, homicídios e segurança para andar à noite nas ruas. No final do ranking, onde estão os países considerados mais seguros, está a Espanha.
No entanto os resultados diferem de acordo com a listagem. O ranking 2018 da Thomson Reuters Foundation, por exemplo, colocou a Índia em primeiro e os EUA no top 10, o único país ocidental a ser incluído. Já um relatório de 2017 listou o Egito como o país mais perigoso para mulheres viajantes e incluiu lugares como Marrocos e Índia.
Confira os 20 países mais inseguros para mulheres de acordo com o Women’s Danger Index:
Confira os cinco países mais seguros para mulheres:
1° – Espanha
2° – Singapura
3º – Irlanda
4° – Áustria
5° – Suíça