Mais uma vez, a Finlândia está no topo da lista dos países mais felizes do mundo, segundo o relatório mundial da felicidade feito pela ONU. Este é o sexto ano consecutivo que a pequena nação nórdica conquista o título.
Leia mais:
+ Países para viajar de carro: 5 destinos para conhecer em road trips
+ Como posso comer para aumentar minha energia?
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Para definir o ranking, a ONU recebe feedbacks dos habitantes locais, bem como analisa fatores como expectativa de vida, apoio social, generosidade, liberdade, níveis de corrupção e PIB per capita.
Com sua assistência médica universal, baixas taxas de pobreza e perspectiva geralmente ensolarada (apesar dos longos invernos), a Finlândia teve uma pontuação alta em todos os itens acima.
Dois outros países nórdicos, Dinamarca e Islândia, ficaram em segundo e terceiro lugar na lista deste ano – a mesma classificação que receberam no relatório do ano passado. Oito dos dez países mais felizes em 2023 estão na Europa.
Já na América Latina, o país que alcançou a melhor posição no ranking foi a Costa Rica que ficou em 23º lugar. Segundo o relatório da ONU, os países latino-americanos “têm avaliações médias de vida significativamente mais altas (em torno de 0,5 na escala de 0 a 10) do que o previsto pelo modelo”, em razão de uma série de fatores como características únicas da família e vida social.
O Brasil caiu 11 posições este ano, caindo do 38º ao 49º lugar. E o mais curioso é que na primeira edição do ranking, lançada em 2012, os brasileiros ocupavam o 25º lugar e chegou a alcançar o 17º posto, em 2016. De lá para cá, no entanto, o país começou a cair. A partir de 2017, o Brasil ocupou as posições 22º, 28º em 2018, 32º em 2019 e 2020, 41º em 2021 e 38º em 2022.
Apesar da queda deste ano representar uma perda de 11 posições, o Brasil segue à frente da Argentina (52º). Entre os países da América do Sul mais felizes que o Brasil, o país fica atrás do Uruguai (28º) e Chile (35º).
Aqui está o top dez países mais felizes do mundo:
1. Finlândia
2. Dinamarca
3. Islândia
4. Israel
5. Holanda
6. Suécia
7. Noruega
8. Suíça
9. Luxemburgo
10. Nova Zelândia