Um passeio pelas ruas, respirando ar frescos, com cabelos ao vento… Realmente não existe nada melhor do que ter a autonomia de ir e vir com a magrela. Mas afinal quais são as melhores cidades para se locomover de bicicleta?
Leia mais:
+ Melhor trilha de mountain bike: como é o singletrack perfeito
+ Este ciclista de Ruanda percorreu o Alpe d’Huez com uma bicicleta sem marcha de 18kg
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
De uns tempos para cá, algumas cidades ao redor do mundo estão incentivando mais a prática, com o intuito de reduzir as emissões de carbono e reduzir o tráfego dos carros. Aos poucos, se locomover de bicicleta tem ficado mais fácil e ainda mais agradável.
O Índice Global de Bicicletas deste ano analisou 90 cidades ao redor do mundo e as classificou com base em vários critérios. Entre eles, ciclovias e taxas de roubo do equipamento, até o número de dias que faz clima bom para pedalar.
Você deve estar pensando que Amsterdã está no topo da lista, não é mesmo? Se sim, você está enganado. No topo do ranking está Utrecht, também na Holanda. O local vencedor tem um grande número de ciclistas – cerca de 51% da população – mas também tem muita infraestrutura para bicicletas e poucos dias chuvosos. Amsterdã ficou em quinto lugar.
Em segundo lugar, vem a cidade de Münster, no oeste da Alemanha. Por lá, a taxa de acidentes fatais no ciclismo é baixíssima e as pontuações dos outros aspectos também são incrivelmente altas. Münster também se saiu bem em sua ‘pontuação de eventos’, o que significa que hospeda regularmente eventos e festivais que promovem o ciclismo.
No terceiro lugar do ranking, está a cidade de Antuérpia, na Bélgica. De acordo com o índice, a cidade portuária tem condições acessíveis para comprar e manter uma bicicleta. Além disso, o local também tem um extenso sistema de compartilhamento de bicicletas em toda a cidade e, apesar de ser apenas uma cidade de médio porte, tem cerca de 4.000 ciclovias.
A cidade de São Paulo é a única representante brasileira no ranking e ocupa uma posição quase no outro extremo da lista, com a 76ª posição. E em último lugar, está Joanesburgo. Na capital sul-africana, poucas pessoas usam bicicletas e existe uma taxa de mortalidade alta.
Aqui estão as 10 melhores cidades para se locomover de bicicleta, de acordo com o Índice Global de Bicicletas de 2022.
- Utreque, Holanda
- Munster, Alemanha
- Antuérpia, Bélgica
- Copenhague, Dinamarca
- Amsterdã, Holanda
- Malmo, Suécia
- Hangzhou, China
- Berna, Suíça
- Bremen, Alemanha
- Hannover, Alemanha
Se você quiser procurar mais cidades, leia o estudo completo aqui .