Nem todos podemos ser superestrelas pop britânicas. Mas podemos praticar as mesmas poses de ioga que eles. Em uma edição recente de seu boletim informativo, Service95, Dua Lipa discutiu como ela costuma recorrer à prática de ioga como uma forma de desestressar antes e depois de um show. “Sou especialmente grata à minha instrutora de ioga que mudou minha vida, Annie Landa , que ajudou a me manter forte, fundamentada e focada nos últimos meses”, ela escreve em seu boletim informativo. “Isso nunca pareceu tão necessário quanto nestes tempos cada vez mais turbulentos, algo que está ocupando todos os nossos pensamentos.”
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Filipe Toledo defende título da etapa de Bells Beach
Para entender por que cada uma dessas posturas pode ser útil para o estresse, conversei com Amber Willett , uma instrutora de ioga da Flórida, sobre cada uma dessas posturas – e como elas podem beneficiar seu corpo.
Ver essa foto no Instagram
O que lembrar ao praticar ioga para o estresse
OK, então talvez você não esteja viajando pelo mundo ou se apresentando para grandes multidões. Mas, como Lipa, você provavelmente também está passando por estresse. Indo para o seu tapete de ioga pode proporcionar algum alívio muito necessário. No entanto, tente não colocar muitas expectativas em si mesmo – ou em sua prática.
“Minha dica número um para alguém que está se sentindo estressado e que vem para a ioga por causa do estresse é deixar de lado a expectativa de como a ioga deve ser e como a ioga deve ser”, diz Willett. Pode haver dias em que uma postura específica não pareça boa ou você queira fazer uma modificação. Tudo bem. A chave é trabalhar para tornar sua prática acessível para você e seu corpo, diz ela.
As 5 poses favoritas de Dua Lipa para manter os pés no chão e a calma
Adho Mukha Svanasana (cachorro olhando para baixo)
Lipa diz que usa essa pose para checar seu corpo e ver como ela está se sentindo. Faz sentido. Essa inversão oferece uma perspectiva sobre nossos estados físicos, mentais e emocionais. O posicionamento da cabeça abaixo do coração muda a direção natural do fluxo sanguíneo, o que beneficia o sistema nervoso, diz Willett. Além disso, se você estiver sentindo dor na região lombar ou rigidez nos quadris ou isquiotibiais, essa postura pode oferecer algum alívio.
Eka Pada Rajakapotasana (postura do pombo-rei com uma perna só)
Se você tiver vontade de se soltar completamente, vá para a postura do pombo rei de uma perna só. Lipa diz que essa pose libera toda a energia estagnada em seus quadris, e Willett concorda. “[Este] é todo nos quadris”, diz ela. “Nós mantemos muito estresse e tensão nos quadris, então [postura do pombo rei de uma perna] é conhecida por fazer as pessoas chorarem.” Se a versão completa dessa postura não estiver acessível para você, Willett sugere tentar a versão reclinada, que terá o mesmo efeito na abertura dos quadris.
Supta Matsyendrasana (torção da coluna vertebral supina)
O cantor de “Levitating” jura fazer essa pose dia e noite – e não poderíamos concordar mais. Essa postura alonga (e abre) os músculos das costas, proporcionando uma liberação de corpo inteiro. Willett diz que posturas de torção, como esta, podem ser rejuvenescedoras e potencialmente benéficas para o sistema linfático e o sistema imunológico.
Ananda Balasana (postura do bebê feliz)
É hora de abrir os quadris – de novo. Lipa diz que essa postura, que é seu abridor de quadril passivo favorito, é uma que ela poderia manter o dia todo. Além de abrir os quadris tensos, Willett diz que essa postura alonga a parte de trás das pernas, a coluna e os isquiotibiais. Mesmo que essa postura atinja principalmente a parte inferior do corpo, ela diz que essa postura também ajuda a aliviar o estresse e a tensão nas costas e nos ombros.
Salamba Sirsasana (cabeça suportada)
Dua Lipa diz que faz essa inversão todos os dias. “Inverter-me também faz isso pela minha mente”, ela escreve em seu boletim informativo. “[Isso] me dá uma perspectiva literal e metafórica diferente da vida, completando o ciclo enquanto trabalho em minha força, equilíbrio e foco.” Willett diz que essa postura desafia seu foco – no bom sentido. Quando você tem que colocar toda a sua concentração em manter seu núcleo firme e sua respiração uniforme, você é forçado a direcionar sua atenção para dentro, em vez de coisas externas, diz ela.
Se você está se sentindo estressado ou apenas procurando arranjar algum tempo para sua prática hoje, recorra a essas poses aprovadas por estrelas pop para acalmar sua mente (e acalmar seu corpo).