Esses são os destinos mais sustentáveis do mundo

Por Redação

Foto: shutterstock

Em um mundo em que a conscientização ambiental está cada vez mais em destaque, é encorajador testemunhar a crescente busca dos viajantes por destinos mais sustentáveis. Segundo um relatório da Euromonitor International, quase 80% dos viajantes estão dispostos a pagar mais por recursos de viagens ecologicamente mais corretas, apesar das crises econômicas globais. E não para por aí: mais de 40% estão prontos para investir mais de 30% adicional em aventuras eco-turísticas. Esses números refletem um desejo genuíno de tornar o turismo uma força positiva para o planeta e para as comunidades locais.

Leia mais:

+ Preços para escalar o Everest disparam; veja os novos valores

+ Greenwashing: como não cair na ‘sustentabilidade fake’ das marcas

+ 7 maneiras para praticar o Turismo Sustentável

Para ajudar esses viajantes, a Euromonitor International lançou o Índice de Viagens Sustentáveis 2023, que avalia países e cidades com base em sua abordagem em relação à sustentabilidade em três categorias: saúde do destino, impactos específicos do turismo no ambiente local e estado geral do turismo. A Europa é destaque nesse índice, ocupando as 17 primeiras posições. Liderando o ranking de países mais sustentáveis está a Suécia, seguida de perto pela Finlândia e Áustria.

Surpreendendo a todos, o Uruguai entrou no top 20 pela primeira vez, avançando incríveis 15 posições em relação ao ano anterior. O Egito e as Maldivas também se destacaram como os países que mais evoluíram ao longo dos últimos cinco anos.

No entanto, a busca pela sustentabilidade não se limita a países; cidades de todo o mundo estão abraçando mudanças positivas. O Índice de Principais Destinos Urbanos da Euromonitor destaca Melbourne, na Austrália, como a cidade líder em sustentabilidade. Com uma ambiciosa meta de atingir emissões líquidas zero até 2040, Melbourne demonstra como o compromisso com energias renováveis e ações eco-conscientes podem transformar uma cidade.

Através desse índice, vemos que cidades espanholas, como Madri e Sevilha, também estão na vanguarda da sustentabilidade, seguindo a iniciativa Net Zero Cities da União Europeia. Além disso, destinos de longa distância como Austrália, Islândia e Nova Zelândia estão emergindo como líderes na demanda por turismo sustentável, beneficiando-se de estadias prolongadas e de uma abordagem de turismo regenerativo que deixa um legado positivo para as futuras gerações.

À medida que mais viajantes abraçam a importância de viajar de forma sustentável, essa tendência está impulsionando mudanças profundas em todo o setor.

Índice de Viagens Sustentáveis – Top 20

  1. Suécia
  2. Finlândia
  3. Áustria
  4. Estônia
  5. Noruega
  6. Eslováquia
  7. Eslovênia
  8. Islândia
  9. Letônia
  10. Suíça
  11. França
  12. Lituânia
  13. Dinamarca
  14. República Tcheca
  15. Alemanha
  16. Portugal
  17. Uruguai
  18. Romênia
  19. Polônia

Índice de Principais Destinos Urbanos – Top 10

  1. Melbourne, Austrália
  2. Madri, Espanha
  3. Sevilha, Espanha
  4. Estocolmo, Suécia
  5. Tallinn, Estônia
  6. Toronto, Canadá
  7. Palma De Mallorca, Espanha
  8. Las Vegas, EUA
  9. Lisboa, Portugal
  10. Munique, Alemanha