Esses países têm a menor jornada de trabalho do mundo

Foto: fokke baarseen / Shutterstock.com

Com a pandemia, o trabalho de casa passou a se tornar mais comum e a pauta do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal tem entrado cada vez mais em jogo. No entanto, dependendo do lugar, a jornada de trabalho é, em média, muito menor do que em outros.

+ Islândia aumenta produtividade com jornada de quatro dias de trabalho

+ 7 dicas para manter o foco no trabalho home office

+ Como o snowboard se relaciona com o surf e skate?

Os motivos para isso são muitos. Seja devido a diferentes culturas de trabalho, direitos trabalhistas ou salários mais altos, o ponto é que alguns países já tem, na prática, o equilíbrio mais definido entre o profissional e o pessoal.

Para saber exatamente quais países são esses, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) elaborou um ranking com base no número médio de horas de trabalho em 38 países. Os dados usados foram os mais recentes, do ano de 2020.

No topo da lista está a Holanda. Por lá, os holandeses trabalham em média 29,5 horas por semana. Em segundo lugar, vem a Dinamarca, com uma média de 32,5 horas semanais de trabalho e, na sequência, a Noruega, com 33,6. Ao que parece, os países do norte da Europa são os melhores para trabalhar menos e ter mais tempo para o lado pessoal.

O número médio de horas trabalhadas em todos os países listados pelo ranking da OCDE foi de 27 horas. No extremo ponto baixo da lista, está a Colômbia. A média de trabalho semanal dos colombianos é de 47,6 horas.

Aqui estão os dez países com as semanas de trabalho mais curtas, de acordo com a OCDE:

1. Holanda, 29,5 horas

2. Dinamarca, 32,5 horas

3. Noruega, 33,6 horas

4. Suíça, 34,6 horas

5. Áustria, 35,5 horas

5. Bélgica, 35,5 horas

5. Itália, 35,5 horas

8. Irlanda, 35,6 horas

9. Suécia, 36 horas

10. Finlândia, 36,3 horas

Veja a lista completa da OCDE aqui .

-Publicidade-