7 dicas para manter o foco no trabalho home office

Por Redação

Dentro de casa, distração é o que não falta. Imagem: Shutterstock.

Para muitas pessoas, manter o foco no trabalho home office pode ser um desafio e tanto, afinal é preciso se dedicar às tarefas da empresa em meio a todas as distrações que temos dentro de casa.

+ Sua cadeira e o seu monitor são adequados para o home office?
+ Como lidar com as dores do home office
+ 5 filmes sobre viagem para inspirar o seu próximo roteiro

Se você faz parte desse grupo, separamos algumas recomendações para garantir uma rotina de trabalho mais leve e organizada:

1. Crie um ambiente para o trabalho

O cheiro de cítrico estimula a mente, como de óleo essencial de capim-limão, laranja, limão e bergamota.

2. Estabeleça rotinas no decorrer do dia

Para um café e na hora do almoço, por exemplo. “Respeite esse tempo também. A mente precisa de descanso, de paradas breves para desacelerar” indica.

3. Após o almoço aproveite pra meditar

De acordo com Marcia, 10 minutos já podem te ajudar a voltar para o trabalho mais focada e criativa.

4. Tenha uma estação de trabalho organizada

Não comer sobre o computador é um dos primeiros passos. “Comida é na cozinha! No máximo carregue com você uma xícara de chá ou café.”

5. Estabeleça um horário para começar o dia e para terminar

“Limites são necessários para que produza sem deixar de ter vida pessoal e vice-versa”, aconselha Marcia.

6. Telas

Que tal ligar o rádio? Você terá “companhia” sem precisar olhar, apenas ouvir. Baixe o aplicativo Coffitivity (disponível para iOS e Android), que simula barulhos do ambiente de trabalho. Pesquisas mostram que o som de máquinas de café e conversas de fundo ajudam na criatividade e no foco no trabalho.

7. Família e vizinhos

Avise que não está disponível. Ignore mensagens e ligações pessoais ou ajuste uma resposta padrão dizendo que você retornará mais tarde. “Não tenha medo de contrariar as pessoas, seja incisiva quando for interrompida e explique que está trabalhando. Se for preciso, mantenha as portas fechadas e exija cuidados em relação a barulhos e interrupções”, afirma Christian Barbosa, de São Paulo, empresário e escritor especialista em administração do tempo e produtividade.

-Publicidade-