Marco do calendário mundial, o Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, tem o intuito de amplificar a voz da luta de gênero em busca de equidade dentro das diversas instituições do mundo. A data inspira novas conquistas ao mesmo tempo em que reafirma a dificuldade por tantas outras.
+ A história das pioneiras do Monte Everest
+ 5 iniciativas que incentivam o surf feminino no Brasil
Os esportes outdoor contribuem para melhorar a vida de inúmeras mulheres e o potencial do público feminino é absolutamente indiscutível – apesar das oportunidades raramente serem as mesmas quando comparadas aos homens. Ainda sim, são muitos os nomes de mulheres que ajudaram a construir as mais diversas modalidades, em meio a luta diária dentro e fora das competições e disputas.
No dia de hoje, dedicamos nossa capa às mulheres que fizeram história nos esportes ao ar livre, e aquelas que garantem que as histórias das atletas não sejam esquecidas. Também trazemos as contribuições da família Hardcore, com a trajetória de surfistas mulheres, além de reflexões sobre o sexismo na modalidade.
Tudo isso porque a luta das mulheres é comum a todos os esportes. Amarre seu tênis, pegue sua magrela, deslize sob as ondas, se mexa, continue lendo, inspire-se e, o mais importante, compreenda e apoie a luta!