Uma possível erupção do vulcão Cotopaxi, próximo da região de Quito, no Equador, assustou moradores e até torcedores que vão assistir a Final da Taça Libertadores de futebol. Nesta quarta-feira, o Governo do país atualizou a situação e tranquilizou a população local e os envolvidos na disputa que acontecerá neste sábado, entre Flamengo e Athletico Paranaense.
Leia mais:
+ Ele escalou o vulcão mais alto do mundo para um mergulho extremo
+ NASA divulga imagem da gigante onda de Nazaré vista do espaço
+ Saiba por que o Equador é um polo imperdível para os amantes do MTB
De acordo com o Serviço Nacional de Gestão de Riscos, o alerta amarelo do vulcão serve apenas como medida preventiva. O risco é mínimo e não impede a realização de qualquer tipo de atividades. As informações foram divulgadas por meio de uma nota, divulgada no site oficial do departamento.
VEJA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA
“Este sábado, 22 de outubro de 2022, o Serviço Nacional de Gestão de Riscos e Emergências (SNGRE), sob o princípio da precaução, emitiu a medida preventiva Alerta Amarelo nas áreas de influência do vulcão Cotopaxi, devido a um ligeiro aumento da atividade nevada, que continuou por algumas horas na sexta-feira, 21 de outubro e sábado, 22 de outubro.
Posteriormente, foi identificada uma diminuição da atividade; portanto, esses episódios não atendem aos critérios para uma erupção iminente.
O Alerta Amarelo foi emitido com uma abordagem preventiva com o objetivo de reforçar a preparação da população, instituições e autoridades nacionais e locais, a par do reforço dos planos de contingência existentes, dos simulacros e da continuidade dos processos de preparação da população. O nível de Alerta Amarelo implica que todos os planos de contingência nos níveis cantonal, provincial e nacional sejam atualizados, a fim de reduzir e mitigar os riscos, isso se aplica às províncias e cantões de Cotopaxi, Pichincha e Napo que estão na área de influência do vulcão.
Atualmente, quatro vulcões no Equador permanecem em alerta amarelo: Cotopaxi, Sangay, Chiles-Cerro Negro e Sierra Negra; e um em alerta laranja: Vulcão Reventador.
As atividades educacionais, agrícolas, comerciais, de mobilidade, transporte, turismo, esportes, entre outras, têm sido mantidas e desenvolvidas normalmente em todo o país. No momento, a subida de alpinistas ao cume do vulcão Cotopaxi foi suspensa – exclusivamente.
O SNGRE informa ao público que o Alerta Amarelo preventivo do vulcão Cotopaxi, no momento, não representa um risco escalável que possa afetar a realização de eventos ou atividades normais.”
O Cotopaxi conta com 5.897 metros e é a segunda maior montanha do Equador, além de ser um dos vulcões mais ativos do mundo. A montanha é considerada perigosa porque é coberta por um glaciar que pode derreter com altas temperaturas – o que pode causar enxurradas e até mesmo alagamentos nas regiões próximas. A última erupção do Cotopaxi ocorreu em 1877.